Diocese orienta as paróquias suspenderem as celebrações atendendo medidas do governador
A Diocese de Crato publicou nota na manhã desta sexta-feira, 20, em relação as medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus.
O decreto emergencial é do governador Camilo Santana, que anunciou na tarde da quinta-feira, 19. Em nota a Diocese orienta aos padres e fiéis das mais de 50 paróquias de como se comportarem neste período de pandemia.
- Aos padres
– Suspender nos próximos 10 (dez) dias, a partir da zero hora do dia 20 de março de 2020, todas as missas e demais celebrações públicas. Oferecer o Santo Sacrifício de forma privada e os que tiverem possibilidade, transmitam pelas redes sociais. Ao fazê-lo, reforçar a importância da preparação espiritual. Ainda que seja uma transmissão, deve ser acompanhada com contrição e piedade.
- Aos fiéis
– Acompanhar as missas pelos meios de comunicação da diocese e das paróquias, fazendo da comunhão espiritual um importante instrumento de união eclesial e santificação pessoal;
– Em família, fazer a leitura orante da Palavra de Deus, rezar os Ofícios da liturgia das horas, da Imaculada Conceição e rezar o Santo Terço.
– Redobrar o cuidado de si e, principalmente, dos idosos, público mais vulnerável ao covid-19.
A Diocese também orienta os fiéis a ficarem em casa.
“Mais uma vez, reforço: fiquemos em casa e façamos desta hora de provação e de renúncia a nossa penitência quaresmal, oferecendo-a como sacrifício ao Senhor pela eliminação dessa doença tão danosa”, diz a nota.
A nota é finalizada solicitando o cuidado dos fiéis quanto as Fakes News (Notícias falsas) e que rezem pelas autoridades, profissionais de saúde e pesquisadores.
“Por fim, sigamos com fé, autocuidado, responsabilidade social e eclesial, lembrando-nos, sempre, o que nos diz São Paulo: ‘A esperança não decepciona’ (Rm 5, 5). E é para ela que caminhamos, confiantes e em oração”, encerra.