Várzea Alegre

Documentário: COGERH conta como é o processo de segurança da barragem do Açude Olho D’Água

A segurança da barragem do açude Dep. Luiz Otacílio Correia – Olho D’Água também foi mencionada no documentário “Olho D’Água – A obra do século”, produzido pelo jornalista Ivan Silva.

O assunto foi abordado no último episódio lançado na última sexta-feira de agosto e teve colaboração do gerente regional, Alberto Brito.

Alberto começou dizendo que foi realizada uma batimetria no açude, ou seja, uma medição da quantidade de água de todo o reservatório, e que foram colocados vários poços de alívio para evitar um possível rompimento.

“Quando a COGERH passou a monitorar, o primeiro passo já foi fazer os poços de alívio logo abaixo da parede do açude e esses poços de alívio ajudam na pressão e a montante, a água do açude que está armazenada vai sobre a parede. Com essa diminuição da pressão diminui muito o risco da parede vir a se romper um dia”, disse.

Há também poços piezométricos, em que a Companhia realiza diariamente a medição do nível da água por um funcionário que reside no local do açude que fica no sítio São Vicente.

O quarto episódio, assim como os demais, estão disponíveis nas redes sociais do jornalista Ivan Silva e também nos perfis do Portal Várzea Alegre Agora e Rádio Cultura.

Clique aqui para ter acesso.

Foto divulgação\Documentário