Dois são presos em 4ª fase da Operação Banquete por fraudes em licitações
Dois engenheiros suspeitos de fraudar licitação em Eusébio, foram presos na 4ª fase da Operação Banquete, realizada na manhã desta terça-feira, 26, pelo Ministério Público do Estado do Ceará – MPCE.
Conforme o portal O Povo, os mandados de prisão temporária são contra os engenheiros Abelardo Barbosa Neto e Pablo Oliveira Rolim, ex-vice prefeito de Várzea Alegre.
A reportagem tentou contato com os citados, mas até o fechamento desta matéria não foi obtido retorno. Porém, ao portal G1.com o advogado da defesa dos engenheiros, Leandro Vasques, disse ser desnecessária a prisão.
“A princípio entendemos a medida prisional como desnecessária, por ser providência excepcional, ainda mais quando o crime, em tese analisado, não é hediondo e nem houve violência. Estamos nos inteirando do decreto prisional primeiro postulando cópia do mesmo para em seguida requerermos a revogação dessa prisão“, afirmou.
Ao todo foram cumpridos quatro mandados de prisão, e foi afastada das funções uma integrante da comissão de licitação da prefeitura.
A ação é por intermédio dos integrantes do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), com o apoio do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil, e apura supostas fraudes contratação de empresa de locação de máquinas pesadas.
Também estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo que já foram apreendidos eletrônicos e documentos.
O MPCE investiga aparente associação criminosa entre agentes públicos e empresários do ramo de construção para fraudar pesquisas de preços, que tinha por objeto a locação de máquinas para execução dos serviços de conservação de estradas, rodovias e áreas daquele município.
Foto do Site MPCE