Várzea Alegre

EEMTI Profa. Maria Afonsina tem sete trabalhos artísticos selecionados no Festival “Alunos que Inspiram 2023”

De 20 modalidades com inscrições de estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino do Ceará, sete trabalhos artísticos foram selecionados de alunos da EEMTI Professora Afonsina Diniz Macêdo, em Várzea Alegre, na fase regional do Festival “Alunos que Inspiram 2023″.

A informação é da diretora Alice Gonçalves, na manhã deste sábado, 3, ao repórter Ivan Silva. Foram escolhidos os seguintes trabalhos:

Artes Visuais

PCD – Desenho à mão livre | Título da Obra: Desconstruindo o Racismo |Estudante: Janiele da Silva Alves

PCD – Pintura

Título da Obra: Povo Forte| Estudante: Janiele da Silva Alves

Graffiti

Título da Obra: O Poder Negro |Estudante: Maria Izabella Mendes Melo

PCD – Poema

Título da Obra: Mãe África | Estudante: Mateus Victor Gomes Borges

Cordel

Título da Obra: História e Cultura Africana e Afro-Brasileira | Estudante: Jakeline Rodrigues Freitas

Música

PCD – Banda Cover |Título da Obra: Protesto Olodum

Estudantes: Luana Ketley de Sousa Aguiar, João Batista da Silva Vieira Santos, Carlito Cavalcante de Oliveira e Vital Monteiro de Sousa Neto.

Banda Autoral

Título da Obra: Savana| Estudantes: Vitoria Bezerra, Ana Karine Alves Page e Samia Vitória Cardoso de Azevedo.

Além da Escola Maria Afonsina, Várzea Alegre também está sendo representada pela EEEP Dr. José Iran Costa com dois trabalhos escolhidos e EEM José Correia Lima, com um trabalho selecionado.

EP Zé Iran: Crônica

Título da Obra: Calibre |Estudante: Nicole Batista Sátiro

Intérprete

Título da Obra: O Canto das Três Raças | Estudante: Ana Lívia Oliveira da Silva

EEM Zé Correia:  PCD – Fotografia

Título da Obra: Resistência e Luta a Favor da Igualdade de Cor |Estudante: Fátima Ianne Vieira de Oliveira

Esses trabalhos artísticos foram avaliados do período de 22 a 31 de maio. Os autores desses projetos vão se apresentar em evento presencial que será realizado no dia 16 de junho de 2023, na cidade de Icó-Ceará, a partir de então, serão indicados ou não, para a fase estadual, conforme o cronograma.

O projeto tem três fases (Escolar, Regional e Estadual). A premiação para os finalistas de cada expressão artística selecionada consiste na entrega de troféus e medalhas.

Em sua VII edição, o festival apresenta o tema “A Cultura Afro-Brasileira e sua contribuição para uma Educação Antirracista”, em virtude dos 20 anos da homologação da Lei nº 10.639/2003, que estabelece a inclusão da “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira” na educação básica.

O “Alunos que Inspiram” é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural dos estudantes matriculadas na rede pública estadual de ensino do Ceará.

foto divulgação