Em 2018 Açude Olho D’água já recebeu recarga de 237 mil m³ de água
O principal reservatório de água de Várzea Alegre, Dep. Luiz Otacílio Correia, Olho D’água, começou o ano de 2018 um pouco tímido, causando preocupação a população da cidade quanto a sua situação, mas gradativamente a história vem mudando.
Com as chuvas que tem banhado o município, aos poucos o reservatório vem reagindo e os registros pluviométricos destacados vem contribuindo com a sua capacidade.
Em contato com a reportagem nesta manhã de segunda-feira, 19, o gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará – COGERH, Alberto Medeiros, disse que até este domingo, 18, foi registrado no açude 14,49% de sua capacidade, o que equivale a 2 milhões e 753 mil metros cúbicos de água.
Outra informação levantada pelo gerente é que em 2018, o reservatório já recebeu recarga de 237 mil metros cúbicos de água e que até o momento o açude já teve um aporte de 17 centímetros neste mês de fevereiro. Mas nem tudo é ganho, Alberto encerra dizendo que em relação ao dia 01 de janeiro o Olho D’água sofreu uma perda de 06 centímetros.
Hoje o açude tem capacidade para armazenar 19 milhões de m³ e espera as águas vindas das barragens do seu leito. Com as chuvas do último fim de semana, seis barragens passaram a transbordar, menos a da Cachoeira Dantas, mas restam apenas cinco palmos. A população aguarda ansiosa para que isso aconteça e as boas notícias em relação a situação hídrica desse açude, uma novela que todos esperam terminar bem nesse período invernoso.