Várzea Alegre

Em tempo: Alunos representaram escolas estaduais no III Fórum de Gremistas em Fortaleza

O terceiro Fórum dos Grêmios Estudantis Estaduais, em Fortaleza, também contou com nove alunos de Várzea Alegre, representando suas respectivas escolas, Dr. Iran Costa, José Correia Lima e Maria Afonsina Diniz Macêdo.

Realizado nos dias 8 e 9 de junho, o Fórum teve como tema “Juventudes e participação democrática – inspirando, engajando e agindo no cotidiano escolar”.

Entre os participantes está o jovem Gustavo Felipe, da José Correia Lima, em suas redes sociais ele agradeceu a experiência obtida.

“Minha palavra Gratidão [sic], pelo Fórum do Grêmio Estudantil Estadual, aprendi muitas experiências e ideias incríveis, vou levar pra minha escola muitas novidades, foi Maravilhos,[sic] fiz muitas amizades de amigos, encontro de estudantes Maravilhosos, somos juventude mais Alegre do Ceará ,  SEDUC E CREDES, PARABÉNS POR TUDO, Fortaleza terra da luz linda minha cidade, onde eu tenho grande Amor […]”, disse.

O encontro no Centro de Eventos do Ceará teve o objetivo de promover a atuação protagonista das lideranças estudantis, por meio do diálogo e da participação, de forma a contribuir ativamente na gestão das unidades de ensino.

A programação incluiu palestras e mesas temáticas em que foram abordadas as necessidades dos jovens e o papel que exercem na promoção da cidadania nas comunidades. Houve, ainda, apresentações artístico-culturais ao longo dos dois dias de conferência.

Na abertura, a governadora do estado, Izolda Cela, chamou os jovens à responsabilidade para que possam transformar a realidade das escolas, do município, do estado e do país.

“Preparem-se, cada vez mais, para poderem agir e contribuir da melhor maneira que vocês puderem”, enfatizou a governadora, que remeteu à canção O Sal da Terra dizendo que “vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão”.

A primeira edição do fórum havia sido realizada no ano de 2018, mas, devido à pandemia da Covid-19, o evento só voltou a ser realizado em 2021, de forma virtual. Após quatro anos, o encontro entre lideranças estudantis voltou a ocorrer de modo presencial.

foto divulgação Governo do Estado do Ceará