Em Várzea Alegre mais de 600 famílias serão beneficiadas com o Programa Terra Trabalhada
Com expectativa de uma boa quadra chuvosa para o inverno no final deste ano e nos primeiros meses de 2021, o Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico lançou nesta sexta-feira, 18, o Programa Terra Trabalhada 2020/2021.
O lançamento aconteceu na reunião da Federação das Associações – FAMUVA, na quadra da Escola Dr. Pedro Sátiro.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, durante o lançamento do programa, apresentou aos agricultores ações do seu governo que beneficiam o setor rural e mais diretamente a agricultura. Ele falou da construção de sistemas de abastecimento de água, de calçamento de ladeiras e sobre melhoramento das estradas vicinais.
Zé Helder destacou que entre as várias ações voltadas para o homem do campo, o Governo Municipal elege o Terra Trabalhada como uma das mais importantes.
“O momento é de dificuldade, porém eu não poderia deixar de cumprir meu compromisso com os agricultores na realização do programa Terra Trabalhada, que vai oferecer para o agricultor uma hora de trator para o preparo da terra para a plantação da sua lavoura”, disse.
O Prefeito citou que o Terra Trabalhada beneficiará diretamente 650 famílias de agricultores com uma hora de trator, cada, com investimento de R$ 78.000,00 (setenta e oito mil reais). Serão preparados para o plantio cerca de 250 hectares de terra, com 650 horas de trator.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Cícero Izidório, o Terra Trabalhada é muito importante para os agricultores na preparação de suas terras para o plantio. Ele destacou que neste ano, a exemplo da edição de 2019/2020, serão comtemplados com o programa os trabalhadores da agricultura irrigada.
Izidório agradeceu a parceria das associações, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e EMATERCE na realização dos programas e projetos da Secretaria.
O presidente da FAMUVA, José da Costa, falou da importância do programa para o homem do campo e elogiou o Governo Municipal e o prefeito Zé Helder pelo cumprimento do compromisso que foi assumido por ele com os trabalhadores. O Programa Terra Trabalhada foi criado em sua segunda administração do prefeito Zé Helder, de 2009 a 2012.
A reunião desta sexta-feira, 18, foi presidida pelo presidente da FAMUVA, José da Costa, com colaboração do vice-presidente da FAMUVA, João Alves.
Participaram do evento, Matias Alves – subsecretario de Agricultura, o gerente da EMATERCE Local, Evilásio José, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, André Fiuza, o contador Josian Caldas, a vereadora e sindicalista Menesia Simião e o suplente de vereador Antônio Gregório, ambos do (PT).
Trator faz o preparo de terra em Várzea Alegre | Fotógrafo Erisberto Martins