Várzea Alegre

Empossados novos membros do Comitê do Salgado para mandato 2024-2028

Os novos membros do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado tomaram posse, no Geopark Araripe, no Crato, nesta terça-feira, 30.

O Secretário Executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, Aderilo Alcântara, empossou as instituições eleitas em nome da Secretaria dos Recursos Hídricos.

As informações foram colhidas do site do comitê.

Durante a realização da 78ª Reunião Ordinária do CSBH Salgado, em setembro de 2023, foi criada a nova Comissão Coordenadora de Renovação (CCR) para coordenar o processo de renovação do comitê.

A CCR definiu metodologia, calendário e locais de realização de cinco seminários de renovação, considerando a divisão da sub-bacia em cinco microbacias, tendo passado por Brejo Santo, Milagres, Lavras da Mangabeira, Icó e Juazeiro do Norte entre março e abril.

49 das 50 vagas disponíveis foram preenchidas entre os segmentos: usuários de água; sociedade civil; poder público municipal; poder público estadual e federal. A única vacância da plenária está no segmento Usuários, que pode ser preenchida posteriormente em um outro processo.

Nesses segmentos, há entidades de Várzea Alegre como a Associação dos Moradores do Distrito de Ibicatu – representada por Raquel Barbosa; Associação Beneficente e Cultural Santa Maria – José Laécio de Moraes; Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Várzea Alegre – Francy Oliveira; Associação de Integração e Desenvolvimento Social Sustentável – José Marcílio dos Anjos Feitosa e Câmara Municipal de Várzea Alegre – Michel Martins dos santos (Michael).

A reportagem apurou que a qualquer momento a instituição pode mudar o representante e que pois o assento é da instituição por um mandato de 4 anos.

A sétima formação do comitê atingiu um percentual de 38% de renovação e teve 80 instituições inscritas, além de 19 dos 23 municípios da bacia possuírem pelo menos um representante na plenária, ou seja, 83% dos municípios da bacia têm representante no colegiado.

Além disso, foi definida a Junta eleitoral para conduzir o processo de renovação da diretoria do colegiado, cuja eleição deve acontecer no Crato, no dia 29 de maio. A junta é formada por:

  • Usuários de água – SAEEC
  • Sociedade Civil – UFCA
  • Poder público municipal – Câmara de Vereadores de Lavras da Mangabeira
  • Poder público estadual e federal – Semace.

O processo de renovação do colegiado é uma importante estratégia de gestão participativa, que fortalece e legitima a gestão dos recursos hídricos no estado do Ceará.

foto divulgação\ Comitê