Várzea Alegre

Enem 2022: Mais de 1.200 candidatos devem fazer prova em Várzea Alegre neste domingo

Para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2022, na cidade de Várzea Alegre, estão inscritos 1.219 candidatos, quantidade que supera a de 2021, quando naquele ano foram registradas 1.160 pessoas.

A informação foi apurada pelo repórter Ivan Silva, deste Portal e da Rádio Cultura [FM 96.3].

A forma de avaliação do Exame será a mesma em edições passadas, em dois domingos, 13 e 20 de novembro, em sete locais da cidade como:

  • Escola Estadual José Correia Lima [Centro]
  • Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro [Centro]
  • Escola Municipal Dr. Dário Batista Moreno [Riachinho]
  • Escola Em Tempo Integral Maria Afonsina Diniz Macêdo [Juremal]
  • Escola Municipal Figueiredo Correia [Centro]
  • Escola Profissional Dr. José Iran Costa [Betânia]
  • Instituto de Ensino Sátiro Siebra [Riachinho]

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas serão iniciadas às 13h30 e terminadas às 19h [1º dia] e às 18h30 [2º dia]. A organização do Exame informa que os candidatos que forem apresentar documentos digitais, precisam apresentar o documento abrindo o aplicativo na hora da entrada. Não será permitido PDF ou print.

No primeiro dia de provas, os candidatos farão:

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas; e
  • redação.

Já no segundo dia, os participantes serão submetidos as seguintes questões:

  • 45 questões de matemática; e
  • 45 questões de ciências da natureza.

O repórter Ivan Silva apurou ainda que em Várzea Alegre ao todo são 172 colaboradores que irão trabalhar na aplicação do Exame nos dois dias.

Principal porta de entrada para o ensino superior, 3.396.632 pessoas tiveram a inscrição confirmada no exame no país sendo que 3.331.566 para a versão impressa e 65.066 para a digital. Entre os candidatos em Várzea Alegre, estão os jovens Deivid Dias e Kayllan Soares.

Ao repórter Ivan Silva, o jovem Deivid disse que fará o exame com o intuito de concorrer ao uma vaga no curso de Engenheiro da Computação, por ser aquilo que sente ser sua vocação profissional. Ele destacou que se preparou desde cedo para as provas.

“Em relação à preparação devo dizer que foi um processo árduo, pois não é recente, o mesmo iniciou-se na mais tenra idade, quando meus pais me ensinaram a falar, onde meu conhecimento começou a ser construído. Além disso, durante o corrente ano, houve um empenho acima do comum para intensificar o processo de aprendizado tanto por parte da escola, quanto da minha pessoa”, destacou.

O estudante está confiante, e que mesmo não obtendo êxito nesta edição do exame, tentará de novo.

“Sei que meus esforços não serão em vão, todas as experiências e conhecimento que adquiri ao longo do tempo irão contribuir para quando eu estiver sentado na carteira realizando a prova em questão. Porém, tenho em mente que caso não consiga dessa vez, posso tentar repetidas vezes, com foco no objetivo e seguindo como o professor Clóvis De Barros diz: “para trás nem para pegar impulso!”, encerrou.

O jovem Kayllan fará a prova como treineiro, ele ainda não está apto para concorrer no certame, já que cursa o 2º ano do ensino médio. Ao repórter Ivan Silva ele disse que essa é a única forma de ter um contato mais profundo com o exame.

“Gostaria de salientar a importância da realização da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, mesmo que como “treineiro” – como é meu caso – pois é a única forma de se familiarizar não somente com a prova, mas também com o ambiente, a pressão e, querendo ou não, a ansiedade.”, disse.

Sobre as expectativas, o jovem ponderou que são excelentes:

“Minhas expectativas para domingo são boas e realistas, creio que terei um bom desempenho, logo que além do meu grande esforço pessoal tive imensa ajuda do corpo docente da EEEP. Doutor José Iran Costa. Dessarte gostaria de desejar uma boa prova para todos os candidatos.”, finalizou.

foto Arquivo Leandro Bezerra