Várzea Alegre

Enfermeiro Roberto Leal usa a Tribuna Livre para falar sobre fake news e lamenta não poder falar sobre denúncias que fez

O enfermeiro Roberto Leal, usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, na sessão desta noite de terça-feira, 26, para falar sobre fake news.

Ele havia solicitado o espaço para abordar o tema fake news e também divulgar as denúncias que formulou na Justiça contra o vereador Michael Martins (PT) por crimes de falsidade ideológica, falsificação de documento público e de prática de estelionato. Leal lamentou o fato de não haver permissão para falar sobre essas denúncias de acordo com a Resolução 05 de 2017, artigo IV parágrafo I.

Sem citar o nome de Michael Martins, ele falou de um vereador com ligações com os vicentinos e usou trecho da Bíblia para falar sobre honra como crítica ao parlamentar de forma indireta.

O enfermeiro também falou do perigo que são as fake news, citando que uma jovem de Limoeiro do Norte cometeu suicídio ao ter sua nudez exposta em redes sociais. Ele ainda citou casos de Várzea Alegre, onde pessoas também tiveram sua intimidade exposta de forma injusta e ilegal.

Roberto Leal destacou que usou de sua coragem e de cara limpa faz suas postagens e também denúncias como as que protocolou na justiça.

O vereador Alan Salviano (MDB) parabenizou Roberto Leal pela coragem com que expõe suas opiniões nas redes sociais e pelo tema das fake news que tem gerado muito problemas na comunidade.

O parlamentar Antônio Alcântara (PT), disse que o tema é bem presente e citou que as eleições passadas para a presidência da República foram tocadas por fake news a exemplo do kit gay que foi divulgado, mas que nunca chegou para ele.

Para o vereador Antônio Gregório (PT) esse é um tema importante e que as fake news são mecanismos que têm prejudicado as pessoas. “As pessoas precisam tratar nas redes sociais, de cara limpa, sobre os problemas de suas comunidades”, disse.

Para Pedro Bitu (PSDB), o que a oposição tem feito é ouvir as pessoas e cobra a execução dos projetos e que quando votam contra projetos de interesse da gestão, os vereadores da bancada são atacados pelas fake news. Ele disse que é totalmente contra esse tipo de notícia.

O vereador Kleiton do Bar (MDB), disse que essas fake news é um problema difícil de resolver e disse que é melhor “mandar direto”, como faz o Roberto Leal.

Dra. Luciana Rolim (PV), agradeceu a presença de Roberto Leal para falar sobre o tema, evidenciando o poder viral das fake news. Ela citou que pediu investigação na Polícia Federal sobre esse tema.

Ele disse que difamação e calúnia pode causar depressão e falou que esse não é seu caso, mas que há pessoas que sofrem e que podem até cometer suicídio, como é o caso citado de Limoeiro do Norte.

Roberto Leal incentivou a vereadora Dra. Luciana a prosseguir com o processo de investigação contra as fake news e declarou que em Iguatu, em maio de 2018, uma pessoa que estava por trás do fake “Babados de Iguatu”, difamando e caluniando mais de 50 pessoas, foi identificada e pegou 10 anos de prisão.