EP é destaque no resultado do IDEB 2021
Atualizada às 14h18: A escola de educação profissional Dr. José Iran Costa, em Várzea Alegre, foi destaque no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. A instituição de ensino obteve uma nota de 5,7 pontos.
O resultado positivo foi comemorado nas redes sociais pela direção, que em uma publicação disse que mesmo diante de um cenário desafiador para a educação, a escola continua avançando no desempenho do ensino e da qualidade da aprendizagem, obtendo o melhor resultado e crescimento do IDEB das escolas profissionais da nossa região.
A escola ainda reconheceu e agradeceu aos professores, servidores, pais, estudantes e comunidade, pelo resultado obtido. Em comparação com o IDEB anterior a escola cresceu três décimos.
Ao repórter Ivan Silva, o diretor Carlos André disse que em todas as edições da avaliação do IDEB a escola avança em crescimento e qualidade da aprendizagem, ocupando posição de destaque com o maior resultado da região, figurando inclusive com nota acima da média do Estado do Ceará.
Ele disse que a escola, que recebeu como meta o desafio de conquistar a média 5.5, alcançou a nota 5.7 na última avaliação realizada, cujos dados foram divulgados recentemente pelo Ministério da Educação – MEC, permanecendo com o maior resultado das escolas profissionais e regulares da região.
“A constante melhoria e progresso da qualidade do ensino e da aprendizagem, revelados nos indicadores das avaliações externas, as quais os nossos estudantes são submetidos, se deve ao elevado nível de compromisso dos profissionais que integram a equipe docente, ao eficiente suporte da gestão escolar, à dedicação dos servidores em geral, às altas expectativas que são depositadas no potencial dos estudantes que correspondem com total empenho e aproveitamento das ofertas de desenvolvimento e, principalmente, à parceria e credibilidade da família e sociedade civil”, disse.
André destacou ainda que com tão expressivo resultado, são renovados os esforços em continuar buscando as melhores condições de formação pessoal, profissional, social e intelectual de todos os nossos estudantes, “a quem dedicamos todo o nosso tempo, presença e exemplo“, finalizou.
A escola em tempo integral Prof. Maria Afonsina Diniz Macêdo foi de 3,6 para 3,8 pontos, superando a meta estabelecida. A José Correia Lima também cresceu, de 3,6 para 3,9 pontos.
As direções das duas escolas, também fizeram publicação de agradecimento nas redes sociais e enalteceram a parceria de todos os envolvidos em um período difícil que foi a pandemia de Covid-19.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10.
O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
Foto divulgação