Escola da Vacaria chama atenção por tamanha horta em seu quintal
Algo interessante é observado na escola Municipal Joaquim Alves de Oliveira, é que a entidade localizada no Sítio Vacaria, distrito de Ibicatu, tem um de seus espaços que abriga uma tamanha horta e chama bastante atenção.
De acordo com a diretora Erileuza Jeronimo, criada em 2006 em sua administração, a horta é composta por mais de 15 espécies de frutas e mais de 10 espécies de hortaliças. O espaço é cuidado pelo vigia Lindoval da Silva, mas os alunos também participam do cultivo nos momentos oportunos.
Rica e sinal de orgulho para todos que fazem a escola, a horta já lhes rendeu até um prêmio de reconhecimento nacional. Foi em 2014 que o Instituto Cidadania Brasil, ONG da família Saad da TV Bandeirantes, reconheceu o trabalho como o melhor projeto social do estado do Ceará.
Os alunos também participam do processo de mudas e são educados na ação o quanto é importante o cuidado com a natureza. Até garrafas que são utilizadas, eles fazem questão de trazer de casa.
Em tudo quando é desempenhado um bom trabalho, os frutos são apresentados naturalmente. Segundo a diretora, isso é fato e a produção é usada para enriquecer a merenda dos alunos e o restante dos legumes são vendidos. A arrecadação financeira é utilizada para manter o projeto, onde são compradas sementes. Outra parte também vai para o vigia que dedica boa parte do seu tempo ao lugar.
A horta é considerada a única do tipo em uma entidade escolar municipal de Várzea Alegre e todos são incentivados a mantê-la viva, um projeto que já soma mais de uma década.