Várzea Alegre

Escola Figueiredo Correia cria projeto sobre município e concorre vaga para Ceará Científico em feira do Cariri

A escola municipal Figueiredo Correia, de Várzea Alegre, criou um projeto sobre a história de Várzea Alegre e já vem apresentando em eventos da região.

É o “Na Várzea Alegre, conectar patrimônio material, imaterial e natural, é fazer história”, que tem o objetivo de resgatar registros do patrimônio histórico e cultural de Várzea Alegre.

A ação foi apresentada pela primeira vez no último dia 10 de junho, na Feira do Conhecimento do Cariri, realizada no campus da Universidade Regional do Cariri – URCA, na cidade de Crato.

Estiveram na condução do projeto os alunos Maria Vitória, Gustavo Fiúsa e Antônia Vitória, sob a coordenação dos professores Ediclécia Gomes, Alana Geyse e Benedito Soares e também da Diretora Flaviana Meneses.

O trabalho mostrado em um estande e com banner, é composto de histórias do tropeirismo, o pão de arroz, riacho do machado e a história de padre Pontes e a peste do cólera. Com a apresentação, a escola participará de uma repescagem em agosto no mesmo evento, para concorrer a uma vaga para expor o projeto no Ceará Científico.

A apresentação foi prestigiada pela visita do ex-Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, que reconheceu a importância do objeto de pesquisa para a preservação dos fatos que marcam a história do município.

A diretora da escola, Flaviana Menezes informou que o trabalho de pesquisa será apresentado em outros eventos e feiras científicas em cidades da região e poderá ainda ser classificado para o Ceará Científico, edição 2022.

foto divulgação/ Júnior Sousa