Várzea Alegre

Escola Maria Afonsina é selecionada pela 2ª vez em projeto “Escola na Comunidade”

Pela segunda vez a escola estadual Maria Afonsina Diniz Macêdo foi selecionada no projeto “Escola na Comunidade”.

A iniciativa que é da Secretaria da educação do Estado – SEDUC, e tem o objetivo de fortalecer a integração da escola à comunidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria da aprendizagem, a diminuição do abandono e da evasão escolar e o desenvolvimento da cultura de paz.

Foram selecionadas 181 escolas, entre elas são 113 são regulares; 27 de Ensino Médio em Tempo Integral; 24 de Educação Profissional; 08 indígenas; 02 do campo em área de assentamento rural e 07 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs). A Maria Afonsina foi a única da cidade.

Os projetos contemplam as seguintes dimensões: fortalecimento do currículo; arte e cultura; esporte; sustentabilidade ambiental; educação científica; formação: palestras, seminários, cursos e afins; comunicação e mídias; igualdade racial e direitos humanos; memória: história da comunidade, cidade; mediação escolar e cultura de paz.

O investimento destinado aos projetos selecionados está relacionado à quantidade de alunos matriculados na escola.

Escolas com até 300 alunos receberão até R$ 20 mil. Já unidades de ensino com 1.501 a 1.900 alunos matriculados receberão R$ 27.500. As escolas selecionadas iniciarão a execução do projeto a partir de agosto.

Não tivemos acesso ao projeto enviado pela escola à Seduc, porém, em contato com a diretora Alice Gonçalves, ela destacou a alegria pelo feito, e disse que a escola obteve uma boa pontuação do órgão nos eixos avaliados.