Escola Ormecinda Siebra encerra projeto de leitura com mais de 40 livros produzidos pelos alunos
A Escola Municipal Ormecinda Siebra Leite, encerrou recentemente mais uma edição do seu projeto “Escrelendo”.
Com culminância na última sexta-feira, 06, em sua sede, no bairro Varjota, foram apresentados pelos alunos do 3º ano cerca de 43 livros.
“Os alunos passam o ano trabalhando com a leitura e a escrita, criam seu livrinho, digitam, e no dia da culminância dedicam a uma pessoa que eles escolhem”, disse a diretora Nara Denise.
O projeto foi iniciado em 2017, com a necessidade de aprimorar a escrita e principalmente incentivar a leitura dos alunos. É um projeto de extensão, que ocorre durante todo o ano, sendo dividido em três etapas.
Primeiro os alunos entram em contato com diversos livros, onde lhes é apresentado a estrutura.
O segundo momento tem duração de 6 meses, e os alunos fazem leituras diárias, escolhem um livro e recontam da sua maneira para os colegas, transformando um gênero em outro ou dramatizando a história.
Já no terceiro momento, os alunos produzem seu próprio livro, digitam e scaneiam a capa. Durante a culminância eles dedicam os livros a pessoas que são importantes em suas vidas.
No encerramento do evento, a comunidade escolar se reúne para acompanhar o lançamento dos livros. Até o secretário de educação acompanha as amostras, é o caso do professor Antônio Fernandes, que ressaltou a importação da ação.