Escritor Jurani Clementino é um dos vencedores do Prêmio Literário José Lins do Rego 2023
O escritor, jornalista e professor Jurani Clementino é um dos vencedores do Prêmio Literário José Lins do Rego 2023, na categoria Crônica.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 11, no Diário Oficial do Estado (DOE), da Paraíba, e o varzealegrense concorreu com o escrito “Veredas e Fantasmas”.
A informação é do portal G1 e foi confirmada pelo jornalista ao repórter Ivan Silva.
“Muito feliz com o resultado. Mostra que minhas crônicas têm algo de interessante. O prêmio literário José Lins do Rêgo é uma referência aqui na Paraíba. A comissão tem grandes nomes em diversos gêneros narrativos. Portanto estou muito satisfeito em trazer também para as escolas da Paraíba as histórias vividas, testemunhadas e vivenciadas, em sua maioria, no Ceará”, disse Jurani.
O prêmio é promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A iniciativa premia autores de obras em diversas categorias, como poesia, crônica e romance.
Cada autor premiado deve receber 50 exemplares de suas obras, que serão impressas pela Editora A União, conforme o edital.
Conforme o G1, pelo menos 15 obras foram inscritas na categoria Poesia; uma na categoria Crônica; seis na categoria Conto; 2 na categoria Infanto-Juvenil; e três na categoria Romance.
As obras foram avaliadas por uma comissão julgadora e encaminhadas à comissão responsável, que classificou os melhores trabalhos.
Além de Jurani Clementino, venceram Luana Brito, na categoria Poesia: “Ultramar”, Rosilene Leonardo na categoria Conto: “Café Morno”, Evanio Teixeira na Infanto Juvenil: “Menino Sambudo” e Luis Carlos, na de Romance: “A vila das bonecas”.
Jurani Oliveira Clementino do Distrito de Canindezinho, em Várzea Alegre, e reside em Campina Grande desde 2001. Recentemente, ele foi informado que receberá o título de cidadão de Campina Grande\PB, pelos serviços prestados no estado na educação, escrita e comunicação.
Foto divulgação