Estudante da escola Maria Afonsina é medalhista em Olimpíada Nacional de Ciências
A aluna Ana Rafaela, do 3º ano da escola Em Tempo Integral Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo, em Várzea Alegre, é medalhista de Bronze na Olimpíada Nacional de Ciências – ONC.
A jovem é única da Crede 17 a obter a conquista e além da medalha ela pode solicitar e concorrer a uma vaga para iniciação científica nas seguintes universidades:
- Universidade de São Paulo – USP
- Universidade Estadual Paulista – UNESP
- Universidade de Campinas – UNICAMP
- Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
- Universidade do Grande ABC – UFABC
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.
A primeira fase da olímpiada aconteceu do dia 18 a 20 de agosto e a segunda do dia 9 a 10 de setembro. Sendo que na primeira fase os 28 alunos da escola tiveram questões objetivas e na segunda questões discursivas.
Conforme Alice Gonçalves, é com muita alegria que a escola recebe a informação da conquista da jovem, visto o nível das questões. A escola também agradece ao professor Sebastião Neto pela condução da jovem.
Além de Rafaela, mais uma jovem foi classificada para a segunda fase, mas não se tornou medalhista. Todos receberam certificado de participação na olimpíada.
foto divulgação