Várzea Alegre

Estudantes com deficiência são aprovados em Instituições Pública e Privada para Ensino Superior

Atualizada às 20h05: A escola que trabalha com educação em tempo integral, Prof. Maria Afonsina Diniz Macêdo, em Várzea Alegre, tem dois estudantes com deficiência aprovados em instituições de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU e Vestibular.

São eles, Antônio Victor de Sousa Araújo, 19 anos na Doutor Leão Sampaio – UNILEÃO para cursar Medicina Veterinária e na Universidade Estadual do Ceará – UECE para o curso de Física e Raquel Gomes de Oliveira, também de 19 anos para o curso de Administração na UNILEÃO e Serviço Social no Instituto Federal do Ceará – IFCE.

Antônio Victor tem deficiência do hormônio tireoidiano. Já Raquel Gomes tem deficiência visual desde a infância, sendo perda total da visão em um olho e 30% em outro.

Em contato com o repórter Ivan Silva, os dois apresentaram gratidão pelas conquistas. Ambos com dificuldades diferentes, hoje, já estão no Ensino Superior. Raquel optou por Serviço Social e Victor vai fazer o curso de Física. 

“Eu tive muita dificuldade pra poder passar nessa prova. Sempre quando eu fazia prova elas eram ampliadas e com uma professora pra mim auxiliar”, disse Raquel.

“Embora minha deficiência não atrapalhar tanto nos estudos mas o que sempre atrapalhou foi eu ter que faltar por muitas vezes estar doente ou ter que fazer exames então isso acabou atrapalhando bastante mas com o apoio de primeiramente Deus, minha família e o Afonsina [escola] eu procurei estudar e alcançar minha vaga numa universidade eu agradeço a todos que cooperaram para isso e digo a todos que não desistam nada e impossível e só ter fé e estudo [sic]”, disse Victor.

A professora Simone Aquino, da Sala de Recurso Multifuncional, esteve acompanhando os novos aprovados. Ela conta que é com grande alegria que recebeu a notícia da aprovação.

“Grande alegria pra mim, como também para toda escola, saber que eles conseguiram alcançar o objetivo principal, ingressar na universidade.”, disse.

A professora disse ainda que as aprovações dos estudantes servem como exemplo para a comunidade.

“Que sejam exemplo de força de vontade, sendo notório o esforço diante de muitas barreiras que tiveram que vencer, isso com muita dedicação. Chegar na universidade é o sonho de muitos; eles sonharam, se dedicaram e conseguiram. Que outros estudantes possam se inspirar nesses dois jovens que fizeram o melhor para conquistar os seus objetivos”, disse.

Até o momento, a escola tem mais de 60 aprovações de estudantes no geral, pelo SISU, através da prova do Exame Nacional do Ensino Médio  – ENEM e Vestibulares da UNILEÃO.

foto divulgação