Facções estão tendo contatos com detentos que foram transferidos para Itaitinga
Na noite desta quinta-feira,09, a transferência dos presos da Penitenciária Matias Alves Bezerra de Várzea Alegre, para a CPPL de Itaitinga foi tema de uma audiência pública.
Convocada pelo vereador petista Michael Martins, a audiência ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores. Entre as pautas debatidas esteve a questão das visitas de familiares e como está a situação dos detentos na capital.
A advogada Taiane Gomes, vice-presidente do Conselho da Comunidade disse que com essa transferência o contato das famílias com os detentos ficou impossibilitado, em razão dos custos.
Ela informou que medidas estão sendo tomadas para amenizar o sofrimento das famílias e destacou ainda que os presos da CPPL de Itaitinga, estão se faccionando, sendo obrigados por outros presos a se associarem a facções a se “batizarem” no grupo.
“Essas pessoas estão começando a dever dinheiro para o tráfico, porque como essas famílias não conseguem levar mantimentos, alimentos, itens de higiene pessoal, eles vão precisar. Então, eles compram do tráfico e para pagar ao tráfico eles se filiam as facções e vão voltar para Várzea Alegre faccionados.” Disse
A transferência ocorreu no dia 12 de janeiro deste ano e faz parte das medidas do Governo do Estado no combate ao crime organizado. Cerca de 41 detentos foram transferidos.
A audiência teve como objetivo segundo Michael Martins, observar um pouco as famílias dos presos, a sociedade e profissionais, dando ênfase as dificuldades de visita. A intenção foi de discutir e buscar resolver dentro de cada eixo os problemas apresentados.