Várzea Alegre

Faleceu o médico Raimundo Vieira, varzealegrense radicado em Iguatu

Com 96 anos, faleceu nesta quarta-feira, 20, o médico Raimundo Vieira. Nascido neste município de Várzea Alegre, no sítio Lagoa dos Órfãos, em 17 de maio de 1922, Raimundo Vieira, era morador da cidade de Iguatu desde 1964.

De acordo com informações, o médico havia passado recentemente por um procedimento cirúrgico, na recuperação, seu quadro de saúde se agravou e ele veio a óbito nesta quarta-feira.

O Velório acontece na sua residência, na Rua 13 de Maio, nº68. O sepultamento será as 09h da manhã nesta quinta-feira, 21, no cemitério de Senhora Sant’Anna.

Biografia

O médico Raimundo Vieira, nasceu em 17 de maio de 1922, no Sítio Lagoa dos Órfãos, hoje Cristo Rei, município de Várzea Alegre. Seus pais, Vicente Vieira de Costa e Senhorinha Batista de Freitas, eram agricultores.

Iniciou seus estudos em uma escola particular mantida por seu pai que mesmo sendo um homem da roça, acreditava na foiça da educação e almejava dias melhores para seus filhos.

Concluindo as primeiras séries do 1ºGrau, passou a estudar na cidade do Crato, onde cursou o ginasial (1ºgrau) no Colégio Diocesano, de 1939 a 1942. Em 1943, mudou-se para Fortaleza, ingressando no curso científico(2ºgrau) do Colégio São João, até 1945. No ano seguinte, transferiu-se para Salvador-Bahia, para o Colégio Estadual da Bahia, onde se preparou para enfrentar o vestibular de medicina.

Em 1947, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, recebendo o seu diploma médico em dezembro de 1952, foi residente no Hospital Juliano Moreira em Salvador. Frequentou curso de terapêutica de doenças cárdio-vasculares e treinamento de missões rurais.

Deu início à sua vida profissional na cidade do Prado, interior de Minas Gerais, trabalho que exigiu grandes sacrifícios por se tratar de uma região carente e esquecida pelo poder público. Porém, desempenhou sua missão com tanta dedicação, no período de 10 anos, e por ser amigo do povo foi eleito prefeito daquela cidade.

 

Casou-se em 1953 com a Drª Antonia Araruna, médica, companheira de trabalho e tiveram dois filhos, ítalo e Márcio. Retornou ao Estado do Ceará com a família. Em 1964, foi residir em Iguatu. Logo depois, em fevereiro de 1966, sua esposa veio a falecer.

Em julho de 1967, contraiu novas núpcias com a professora Francisca Roque, sua companheira até hoje, com quem tem uma filha, Márcia Sandra.

Desde que chegou a Iguatu em 1964, tem prestado diversos serviços: Diretor do Serviço de Assistência Médico Domiciliar de Urgência, Coordenador Médico do INPS, Médico Clínico do Hospital Agenor Araújo, Auditor-médico do INSS, Médico Legista, como voluntário da Delegacia de Polícia, Médico Clínico do Centro de Atendimento Psico-Social- Álcool e Drogas-CAPS AD e até os seus 91 anos foi auditor médico na Secretaria de Saúde do Município de Iguatu.

Foi professor de Biologia e Programa de Saúde , no Colégio São José, no Centro Educacional Ruy Barbosa e na Escola de Econômia Doméstica Elza Barreto e na Escola Agrotécnica Federal.

Com informações do Iguatu.net