Fernando Henrique Cardoso defende prévias até março de 2018
São Paulo. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu, ontem, que as prévias para a escolha do candidato à Presidência da República do PSDB seja realizada até março do próximo ano.
“É preciso levar em consideração que os partidos precisam de tempo para fazer campanha. O limite máximo é março”, afirmou FH, que participou de um almoço-debate promovido pelo Lide, grupo de empresários que pertence ao prefeito de São Paulo João Doria, em um hotel na capital. FH acredita que tanto o modelo defendido por Doria, com base no desempenho das pesquisas, como o defendido pelo governador paulista Geraldo Alckmin, de prévias, devem ser levados em consideração na hora da escolha do candidato.
“Vai haver pesquisa de opinião e isso vai ter peso. Esse peso vai ser suficiente para impor a decisão dos militantes do partido? Isso é outra questão. Pode ter prévia também, além da pesquisa de opinião”.
Na semana passada, a disputa entre o prefeito e o governador pelo posto de candidato do PSDB teve o seu ápice. Doria chegou a falar que poderia sair do partido para disputar as eleições. Já Alckmin, ao ser questionado sobre o prefeito, disse que “se não for para falar bem é melhor não falar nada”.
Ao lado dos dois aspirantes a candidato tucano, FH chamou Alckmin e Doria de “queridos amigos” e pregou a união para a eleição de 2018.
FHC reiterou ainda que acha saudável a competição na legenda e se disse feliz pela sigla ter mais de uma opção “com vontade e em posição” de se candidatar ao Planalto.