Filho de varzealegrense conquista medalha de bronze no Pan de Lima
O atleta de pelota basca Filipe Otheguy, 28 anos, conseguiu a medalha de bronze nesta sexta-feira, 09, após vencer o boliviano Josias Bazo por 2 a 0 (10/6 e 10/3) nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.
Essa foi a primeira medalha conquistada pelo Brasil na modalidade no evento. Filipe se recuperou da derrota para o cubano Dariel Leiva nas semifinais e fez história.
Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Filipe competiu na prova frontón manual, em que o atleta precisa rebater a bola com as mãos sem o uso de nenhum instrumento, diferentemente da raquete e do jogo com cestas, que também integram o programa pan-americano e não tem nem mesmo adversário brasileiro.
No ano passado, Otheguy esteve no Campeonato Mundial de pelota basca, realizado em Barcelona, na Espanha. Ele disputou três partidas, ganhou uma e perdeu duas.
O atleta é natural da França e sua mãe é Brasileira, inclusive do estado do Ceará, nascida em Várzea Alegre na rua Gonçalves Dias. Luiza Inácio ainda é tia do tecladista Pedro Célio, da Paróquia de São Raimundo Nonato.
A conquista do bronze gerou manifestação de carinho da família em redes sociais.