Filho de varzealegrense representa o Brasil nos jogos Pan-Americanos no esporte “pelota basca”
O esporte “Pelota Basca” nos jogos Pan-Americanos de Lima, tem um filho de varzealegrense participando, Filipe Otheguy, 28 anos, atleta representando o Brasil, mas de origem Francesa.
Filipe é filho do francês Paxkal Otheguy, e da varzealegrense Luiza Inácio, essa que morou na rua Gonçalves Dias, Centro e é tia do tecladista Pedro Célio, da Paróquia de São Raimundo Nonato.
Filipe nasceu em Biarritz, França, e a ligação com o Brasil é por conta de sua mãe, que o fez decidir representar o país em competições internacionais quando começou a praticar o esporte pelota basca.
“Sou muito apegado ao jogo da basca pelota, que pratico desde jovem e também ligado ao Brasil pela minha mãe. Tive a oportunidade de defender o Brasil em dois Campeonatos Mundiais e uma Copa do Mundo“, disse ao UOL Esporte.
Apesar de ter a mãe brasileira, o jovem nunca conheceu o país de sua genitora e nem sequer conhece o idioma português.
Com a volta do esporte ao programa do Pan em Lima – estava fora desde Guadalajara-2011 -, e teve a oportunidade de ser o único representante do país, embora tenha corrido o risco de ficar de fora até conseguir um passaporte brasileiro às vésperas da viagem para a competição.
Para defender o Brasil, Filipe teve de providenciar um passaporte brasileiro, que era exigência do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e precisou ir até o consulado brasileiro em Paris. Depois de ter divulgado a lista de atletas confirmados no Pan, o COB chegou a tirar o nome dele de seu site enquanto aguardava a resolução.
Filipe compete na prova frontón manual, em que o atleta precisa rebater a bola com as mãos sem o uso de nenhum instrumento, diferentemente da raquete e do jogo com cestas, que também integram o programa pan-americano e não tem nem mesmo adversário brasileiro.
No Pan, Filipe Otheguy, estreou no domingo, 04, perdeu para o mexicano David Álvarez. Venceu Richard Airala do Uruguai, na terça-feira, 06 e perdeu para o cubano Daniel Leiva Nelson, nesta quarta-feira, 07. Agora irá disputar o bronze com boliviano Josias Bazo pelo terceiro lugar na sexta-feira, 09, ao meio-dia.