Várzea Alegre

Governador do estado divulga dados do SPAECE, Várzea Alegre não está entre municípios abaixo da linha desejada

O governador Camilo Santana divulgou, na manhã de ontem, os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). A análise dos resultados de 2017 aponta o crescimento nos níveis de alfabetização no Estado. O Spaece avaliou 100% das crianças que estão no 2º ano do Ensino Fundamental, além de estudantes do 5º e 9º ano. Os números apontam o melhor desempenho de aprendizagem dos últimos dez anos.

Os dados também apontam uma redução gradativa nos padrões de “não alfabetizados”. Em 2017, 4,7% dos alunos encontravam-se na categoria. Em 2007, o número era de 47,7% do total de jovens.

Realizado no período de 28 a 30 de novembro, em Várzea Alegre, o município teve soma 1.404 alunos de 31 escolas habilitados a participar do SPAECE, conforme a data final do Censo Escolar 2017. Desse total, participaram 1.401 alunos, cobertura de 99,78%. O SPAECE foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, sob responsabilidade do Gerente do Mais PAIC, Heriberto Menezes de Morais. A professora Maria Marlene Costa, como Assistente Municipal do SPAECE, diretora da Escola Maria Afonsina Diniz Macêdo, também atuou na aplicação da avaliação.

Dia 28 – Alunos do 9º ano: De 487 aptos, participaram 484;

Dia 29 – Alunos do 5º ano: Participaram todos os 499 habilitados;

Dia 30 – Alunos do 2º ano: Dos 418 inscritos, todos foram avaliados.

O resultado oficial quanto ao município ainda não foi divulgado, ficando assim para a próxima semana, mas o secretário de educação, Paulo Danúbio, nos garantiu que Várzea Alegre não está entre municípios abaixo da linha desejada.

A avaliação conta com ponto para o Prêmio Escola Nota Dez. Na avaliação do SPAECE no ano de 2016, Várzea Alegre não teve nenhuma unidade de ensino contemplada com o Prêmio Escola Nota Dez. Duas escolas ficaram na condição de apoiadas, necessitando de acompanhamento por terem ficado entre as 150 com pior avaliação no Estado.