I Fórum de Saúde de Várzea Alegre debateu satisfação e insatisfação na saúde local
O Conselho Municipal de Saúde – CMS, sob a presidência de Cícero Eudiones Clementino Ferreira, realizou nesta sexta-feira, 30 de janeiro de 2020, no Centro Social Urbano – CSU, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o I Fórum Municipal de Saúde de Várzea Alegre com a participação da gestão, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil organizada para discutir sobre as políticas públicas para a saúde a nível municipal, estadual e federal.
O prefeito, Zé Helder (MDB), prestigiou o evento e fez uso da palavra saudando a todos os presentes, ressaltando os avanços na saúde nos três primeiros anos de sua gestão e as dificuldades enfrentadas, principalmente financeiras, para manter e implantar os serviços de saúde necessários para atender as demandas da população, bem como reafirmou o seu compromisso de manter até o fim de sua gestão o trabalho sempre em busca de melhorias, não só para o setor saúde, mas para todas as outras áreas.
Os temas apresentados nesse evento foram expostos pela enfermeira, Lívia Rodrigues, que abordou sobre o tema: satisfação e insatisfação dos serviços de saúde pública. O Secretário de Saúde, Ivo Leal, compartilhou sobre as mudanças no sistema de saúde pública propostas pelo Ministério da Saúde com objetivo de garantir cada vez mais a acessibilidade aos serviços e atendimentos de qualidade e afirmou que pelo novo sistema de trabalho e novo financiamento do SUS será possível acolher melhor as pessoas.
Após as apresentações os participantes foram divididos em grupos para análise situacional dos serviços e propor as melhorias necessárias obedecendo a legislação vigentes e normativas para a política de saúde pública.
Do evento, as propostas serão consolidadas em documento oficial para subsidiar a tomada de decisão da Gestão, acompanhamento e monitoramento do controle social no município de Várzea Alegre.