Ivo Leal afirma que já foram iniciados os trabalhos de combate ao Aedes Aegypti
Diante da preocupação da população em relação às arboviroses, especialmente das transmitidas pelo Aedes Aegypti – dengue, zika e chikungunya, o secretário de Saúde Ivo Leal, informou neste sábado, 17, que já foram iniciadas as atividades de combate.
De acordo com ele, a primeira iniciativa foi tomada ainda em 25 de janeiro quando foi lançado para funcionar de forma intersetorial, envolvendo todas as secretarias do Governo Municipal e a comunidade o Plano Municipal de Combate às Arboviroses. “Nós vamos ter a parceria de outras secretarias, assim como tivemos em 2017 e desde já pedimos a parceria da população”, disse.
Ivo Leal destacou que esse ano o planejamento para lutar contra as arboviroses foi iniciado mais cedo para evitar maiores índices de infestação de doenças provocadas pelo Aedes Aegypti.
Para fortalecer essa frente de combate às arboviroses, Ivo Leal falou que em janeiro e fevereiro foram realizadas várias reuniões com as secretarias do governo e com profissionais de saúde.
Ivo Leal explicou que já estão iniciando a leitura do primeiro ciclo tratando dos índices de infestação predial para o mosquito e a partir desse ciclo constatar a realidade do município já neste início de 2018. “Isso nos dará condições de trabalhar de maneira mais efetiva nestas ações”, disse.
O secretário anunciou para março o início dos mutirões, mobilizações e os serviços de educação em saúde para que, além da parceria com as demais secretarias, ter a parceria da comunidade para atuação efetiva no combate à dengue, zika e chikungunya.
Ivo Leal espera contar com o apoio da Regional de Saúde do Estado com a liberação de materiais para trabalhas as atividades propostas no plano elaborada para combater o Aedes Aegypti.