Jovem filho de varzealegrense é aprovado para ITA 2023
O jovem Fábio Leonardo Aguiar Rodrigues, 20 anos, tem bom desempenho em um dos vestibulares mais difíceis do país, para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, e cursará Engenharia, em São José dos Campos, São Paulo. Ele é o quarto dos quatro jovens aprovados na seleção.
A informação foi repassada pela sua avó, Valdeci Clementino, viúva de Zé Clementino.
“Para nós, família, ficamos todos muito felizes e orgulhosos por ele ter conseguido essa vitória. Uma benção de Deus e muito esforço e dedicação da parte dele, sem esquecer também toda ajuda dos pais”, disse.
O vestibular do ITA é de ampla concorrência e está estruturado em duas fases acadêmicas. A 1ª Fase com 1 prova de 60 questões objetivas (tipo teste), 12 de cada matéria. A 2ª Fase com 3 matérias e uma redação.
Fábio havia tentado outras vezes, mas não passava da segunda fase por questão de décimos. O resultado saiu recente e foi apresentado por uma futura colega de Fábio. Ao receber a notícia da aprovação, o jovem demonstrou muitas felicidade. Há um vídeo que registra todo o momento.
“Eu passei 7 anos me preparando para esse objetivo, então para mim é um sentimento de colher os frutos, o processo é desgastante, é necessário muito sacrifício de momentos de lazer para focar nesse objetivo, muita resiliência e entender que com foco é possível conquistar qualquer que seja o propósito”, disse.
Além da aprovação no ITA, o jovem já havia obtido êxito no Instituto Militar de Engenharia – IME, no Rio de Janeiro, mas não assumiu a vaga, por conta da pouca idade e da pandemia de Covid-19.
“Fiz todo o ensino médio focado no vestibular do ITA, desde o primeiro ano até o terceiro, e depois, passei mais 4 anos no cursinho tentando ano após ano, apesar da pressão psicológica que se cria com o passar dos anos de tentativa, todos nós que estamos nesse meio de vestibulares ITA/IME sabemos que cada um tem seu tempo para chegar na aprovação, uns passando muito novos, enquanto outros passam no último ano de tentativa. Essa, sem dúvidas, foi a época em que eu mais aprendi na vida, tanto em conhecimento acadêmico quanto em valores importantes. Agora é se preparar para o curso lá no ITA e comemorar a aprovação em um dos vestibulares mais difíceis no país”, finalizou.
Fábio Leonardo é filho de Fábio Souza Rodrigues, neto adotivo do compositor Zé Clementino. O jovem é natural de Fortaleza.
foto divulgação