Várzea Alegre

Jovem varzealegrense conclui doutorado em engenharia agrícola

A jovem Juliana Alcântara Costa, 29 anos, do distrito de Canindezinho, em Várzea Alegre, concluiu o seu doutorado, com área de concentração em Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas no Semiárido.

A instituição do processo foi a Universidade Federal do Ceará – UFC, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. A tese defendida na sexta-feira, 9, de forma remota, teve um título em inglês “WATER DYNAMICS IN THE SOIL-PLANT-ATMOSPHERE CONTINUOUS IN SEMIARID FORESTS”, que significa “Dinâmica da água no contínuo solo-planta-atmosfera em florestas semiáridas”.

Conforme a nova doutora em engenharia agrícola, a banca examinadora foi composta de seis professores: dois da UFC, um do IFCE, um da UFT, um da UFRB e um da UVA (Espanha).

Mesmo escrita toda em inglês, a jovem defendeu a tese em português e respondeu os questionamentos da banca parte em português e espanhol.

Para a conquista, a jovem passou quatro anos e meio de pesquisa, sendo que um ano ela concluiu na Universidad de Valladolid, na Espanha, com pesquisa sobre o efeito de mudanças climáticas na vegetação e nos recursos hídricos e outros no estado do Ceará.

Juliana Costa é do sítio Caraíbas, é formada em Agronomia pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, Juazeiro do Norte. Perguntada como se sente, ela disse que está muito feliz e que aguarda ser chamada para realização de outra conquista.

“Sinto muita alegria pelo fim desse ciclo. E estou muito ansiosa pra começar a trabalhar e empregar tudo que aprendi durante todo esse tempo. Recentemente fui aprovada em um concurso para professora no IFCE, campus Juazeiro do Norte. Estou aguardando a nomeação”, disse.

Ao todo, a jovem passou 11 anos e meio de estudos, desde a graduação. Ela disse que é muito bom o sentimento de ter chegado ao máximo grau acadêmico.

Foto divulgação