‘Julho Amarelo’: Secretaria de Saúde e coordenadora realizam testes de hepatites
Dentro da campanha ‘Julho Amarelo’, mês de conscientização e prevenção das hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora da rede de frio, Fábia Moreno, estão realizando explanações e testes rápidos das doenças.
Segundo Fábia, as ações ocorrem em cada Unidade Básica de Saúde – UBS da cidade. Não foi informada a quantidade de unidades já visitadas.
“Colhe o sangue por meio da furada e em poucos minutos já sai o resultado. É bem simples e eficaz”, disse Moreno.
As hepatites virais são inflamações do fígado, que podem ser causadas por vírus, ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. No Brasil as hepatites mais comuns são A, B e C.
De acordo com Fábia, milhões de pessoas são portadoras dos vírus B e C e não sabem. “São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, por isso, é importante ir ao médico regulamente fazer exames de rotina que detectam a hepatite”, disse.
A transmissão da hepatite ocorre por meio de relações sexuais sem uso da camisinha, da mãe infectada para o bebê durante a gestação na hora do parto ou pela amamentação. Compartilhar seringas, agulhas e cachimbos dos usuários drogas, barbeadores, escovas de dentes, alicates de unhas e outros objetos que furam ou cortam, tatuagens e piercings e também pela transfusão de sangue contaminado.
Quanto a prevenção Fábia disse que deve tomar as 3 doses da vacina Hepatite B disponível gratuitamente no SUS, usar preservativos e não compartilhar objetos pessoais. A Hepatite C não existe vacina, para evitar basta não compartilhar objetos pessoais e entre outras maneiras evitar o uso abusivo do álcool e outras drogas.