Jurani Clementino é eleito para a Academia de Letras de Campina Grande
O jornalista, escritor e professor Jurani Clementino, 40 anos, é eleito o novo membro da Academia de Letras de Campina Grande, na Paraíba. A novidade foi divulgada nesta tarde de sexta-feira, 07, pela Academia.
Além do várzea-alegrense, foram escolhidos mais três através da eleição que teve edital de inscrição para as seguintes cadeiras simbólicas: Cadeira 07, Cadeira 22, Cadeira 23 e Cadeira 29.
A inscrição teve um período de 25 de março a 25 de abril, na sede da Academia situada na Av. Floriano Peixoto, Centro de Campina Grande – PB e a eleição ocorreu nesta sexta-feira, 07, com as participações dos integrantes da Academia.
No ato da inscrição o candidato teria que apresentar um requerimento de inscrição na cadeira pretendida, curriculum-vitae, cópias de obras inéditas ou exemplaras de obras publicadas e realizar pagamento da taxa de inscrição no valor de R$200,00.
Jurani Clementino foi eleito para a Cadeira de Nº 29, cujo patrono é Lino Fernandes de Azevedo e o último ocupante foi o professor, teatrólogo, escritor e jornalista Hermano José. A data da sua posse ainda não foi definida.
À reportagem, Jurani demonstrou gratidão: “O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento. Recebi a notícia com muita emoção. Até porque não sou paraibano, não sou de Campina Grande, embora já vivo aqui há18 anos. Mas ocupar uma cadeira na academia de letras de Campina Grande era uma coisa pouco imaginável para mim. Então fiquei muito feliz com esse reconhecimento ao meu trabalho, a minha escrita, aos meus textos”, disse.
O escritor disse que Campina Grande é atualmente a sua segunda casa, onde construiu amizades e exerce a sua profissão. “Onde tenho me sentido bem em morar. Onde fui formado desde a graduação até o doutorado concluído em 2016”, enfatizou.
Além de escritor, o várzea-alegrense do Sítio Queixada, é professor no curso de jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU, e no curso de publicidade e propaganda no Cesrei. Já tem dois livros publicados “Forró no Sítio”, e o “Zé Clementino, o matuto que devolveu o trono ao rei”. Atualmente ele trabalha o lançamento do “Memórias Sertanejas: Tardes, calçadas e alpendres” programado para o mês de julho.