Justiça Eleitoral combate a desinformação sobre resultado das Eleições no município
A Justiça Eleitoral de Várzea Alegre vem a público combater a desinformação sobre o resultado das Eleições Gerais de 2022 no 1º e 2º turnos no município. Circulam nas redes sociais notícias falsas, as chamadas Fakes News que tentam tumultuar o processo democrático.
As postagens principalmente em grupos de WhatsApp de pessoas da cidade de Várzea Alegre, em forma de áudios, questionam a votação em seções agregadas e de que houve votos de mais de cinco mil eleitores que não foram contabilizados.
Em nota enviada à reportagem, a Justiça Eleitoral classifica a maneira com que os internautas, que não tiveram a identidade divulgada, como ardilosa e criminosa.
“Fatos sabidamente inverídicos e completamente infundados sobre o cometimento de fraudes na totalização do resultado das eleições”, disse.
Em Várzea Alegre durante o 1º e 2º turnos das Eleições Gerais 2022 foram instaladas no município 108 seções eleitorais, em que 18 delas foram agregadas a 18 seções principais.
A Justiça destaca que por óbvio, nesses casos, o quantitativo de eleitores aptos das seções agregadas corresponde ao somatório do número de eleitores de cada seção, que em termos operacionais e logísticos funcionam como uma única seção.
“Portanto, na prática, o número de eleitores de uma seção eleitoral com agregações é constituído pela soma do número de eleitores dessas seções reunidas e o seu resultado de votos válidos dar-se-á a partir do número de comparecimentos, excluídos os votos brancos e nulos”, completa.
O órgão ressalta ainda que publicizar, como foi feito, que os votos dos eleitores das seções agregadas não foram contabilizados, “a toque de um levantamento raso e desapegado da verdade, por mera ilação, é conduta repreensível e inconciliável com a prática ética, legal e moral do jogo democrático”.
“O processo eleitoral é balizado pela transparência. E outro não foi o parâmetro adotado nesta zona eleitoral [62º], por seus servidores e centenas de colaboradores”, pontua.
A Justiça Eleitoral reforça ainda que os boletins de urnas com os resultados foram divulgados imediatamente após o encerramento da votação, nas próprias seções eleitorais, através da internet e em aplicativos da Justiça Eleitoral, sendo possibilitado, inclusive, a qualquer interessado, visualizar a imagem de cada boletim de urna em plataforma virtual.
Destaca também que esses boletins foram e ainda permanecem afixados em local de fácil acesso ao público, na sede do Cartório Eleitoral, localizado na rua José Alves Feitosa, Nº 244, no Centro, para qualquer cidadão conferir.
“Uma simples checagem é suficiente para demonstrar a fidedignidade dos resultados impressos nas seções eleitorais e aqueles consolidados pelo TSE, não havendo qualquer procedência nas desinformações propaladas através do whatsapp”, reforça.
Sobre os referidos áudios compartilhados, a Justiça disse que eles quiseram ignorar e manipular assunto de nenhuma complexidade, ultrapassando o limite e a compatibilidade da irresignação.
Em ralação diretamente a disseminação de que um lote de urnas não foi contabilizado e de que os votos de mais de cinco mil eleitores “sumiram” do sistema de totalização, a Justiça classifica como criminosa a divulgação.
“É uma afirmação infundada, divulgada de maneira irresponsável e criminosa, tentando jogar com a credibilidade e transparência do processo eleitoral. Infelizmente, práticas dessa natureza têm se revelado um método recorrente de ataque à institucionalidade brasileira e à Democracia”, disse.
E continua:
“A Justiça Eleitoral tem ciência das dificuldades para o enfrentamento dessa problemática, mas segue firme na defesa da lisura e transparência do processo eleitoral”, destacou.
Por último, a Justiça adverte que a divulgação de conteúdo sabidamente inverídico é crime e que serão adotadas as providências legais para a apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos neste caso.
O resultado
Em Várzea Alegre estiveram aptos a votar 31.399 eleitores e desse total foram registrados 19,49% de abstenção no 1º turno e 19,48% no 2º turno.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, PT, venceu Jair Bolsonaro, PL, com ampla vantagem nos dois turnos no município. No 1º turno 79,99% dos eleitores votaram em Lula e 14,49% escolheram Bolsonaro. Já no 2º turno, o resultado foi de 83,07% a 16,93%, a favor de Lula.
Foto arquivo do Portal