Lampião é tema da temporada junina da quadrilha Arraiá Magnificat
O cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, é tema da temporada junina, em 2023, da quadrilha Arraiá Magnificat, do bairro Riachinho, em Várzea Alegre.
“Lampião, herói ou bandido?” será o contexto levado nas apresentações do grupo que é mantido pela Associação Beneficente e Cultural Nossa Senhora de Fátima – ABCNSF, daquele bairro.
O tema foi apresentado na noite do sábado, 25, na quadra da associação. De forma resumida, o grupo levou para o público como será trabalhada a temporada com o rei do Cangaço.
Para o presidente Damião Ferreira ao repórter Ivan Silva, a quadrilha sempre escolhe um tema a partir das discussões relacionadas ao contexto social e para chegar a Lampião, o grupo viu a necessidade de aprofundar o assunto, com o dilema se o cangaceiro era de fato um herói a favor da sociedade ou um assassino.
“Nesse contexto e depois de uma pandemia onde todas as pessoas tentando se ajudar e ajudar o próximo, a gente trouxe esse tema para ser uma reflexão. “Será se o Lampião naquela época era realmente um cangaceiro, um assassino ou se ele era um herói que batalhava pela igualdade social?”. Essa é a reflexão que a comunidade deve ter com relação ao tema que nós iremos apresentar esse ano”, disse.
O noivo da quadrilha, Arthur Sousa, está na expectativa para a estreia, ele conta que espera que seja um espetáculo para todos, assim como foi na edição passada quando trabalhou a temática “Simpatia de São João”.
“Ano passado perdi minha mãe e esse ano vai ser o segundo sem ela de novo, e espero que ela esteja lá de cima [céu] feliz por ter conquistado tudo isso que era um sonho dela também”, disse.
Quanto ao tema, o jovem disse que é uma história muito bonita que divide opiniões das pessoas.
No lançamento na noite do sábado, estiveram presentes o prefeito da cidade Zé Helder, MDB, e os vereadores Michael Martins, PP [vice-presidente da Câmara] e Valdilene Bitu, PSD.
Em seu discurso, o prefeito disse que continuará ajudando a associação por meio de sua gestão, o governo municipal já subvenciona financeiramente o grupo comunitário e prestou auxílio para construção da quadra. O prefeito fez compromisso para ajudar na murada e reboco da sede.
“O Riachinho está de parabéns! […]. Eu estarei sempre às ordens para que a gente invista e mostre a alternativa de melhorar a vida no futuro dos nossos jovens, adolescentes, de nossas crianças”, pontuou.
A estreia da quadrilha ocorrerá tradicionalmente no dia 13 de junho na sede da Associação no bairro Riachinho. A ideia é levar a temporada para os distritos da cidade de Várzea Alegre e para algumas cidades circunvizinhas, de acordo com convites.
foto divulgação | Portal