Lançado o “Nas pegadas do passado” primeiro livro de uma escola de Várzea Alegre
Um trabalho pioneiro foi lançado recentemente por uma entidade de ensino municipal localizada no Sítio Vacaria, Distrito de Ibicatu, o lançamento de um livro.
Reunidos em uma solenidade no Pavilhão de Atos Joaquim de Sátiro, parte da Secretaria Municipal de Educação, que alunos e professores da escola Joaquim Alves de Oliveira apresentaram para o público o “Nas Pegadas do Passado”, um exemplar que conta a história do povo do Ibicatu.
O evento apresentado pela professora Josilene Caldas, teve início às 19h15, com duração de mais de uma hora e presenças ilustres compuseram a mesa de convidados, o Radialista e Escritor, Marco Filho, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Maria José e o Professor Dagoberto Diniz. O jovem Ricardo Oliveira que é natural da comunidade também compareceu e Familiares dos autores também foram notados o que tornaram a noite ainda mais significante.
Para a professora Erileuza Jerônimo, diretora da escola na época em que se deu o início do projeto, o sonho vinha de muito tempo e as tentativas para que o livro fosse lançado não foram poucas. Ele é originado de um trabalho para a Olímpiada Brasileira de Língua Portuguesa de 2010, em que a escola foi destaque no município e por excesso de material produzido, foi decidido de lançar uma obra literária.
Idealizadores
O aluno, Rafael Oliveira, destacou que o prazer é tamanho em poder participar de um projeto como esse:
Mateus Leite frisou a importância de participar do evento. Ele disse que como contribuição conversou com sua Avó:
A Andrêza Maria, focou na questão emotiva e em sua fala apresentou um comparativo dos tempos de seus ancestrais com um recente:
A aluna Juliana da Silva, se disse honrada por contribuir com a obra e deixou claro que tem pretensão de participar de outras:
A coordenadora Neide Bitu, falou um pouco do lançamento.
A presidente da CDL, Maria José, falou sobre o evento:
“Nas pegadas do passado”
O livro “Nas pegadas do passado” é recheado de histórias antigas, compartilhadas por alunos, em que por meio de entrevistas, colheram informações de seus avós. Enaltece a cultura do Ibicatu, toda a história do lugar. O exemplar possui 84 páginas e já se encontra a venda no valor simbólico de R$30.00, valor esse que poderá contribuir para outro evento do tipo.