Laudo do IML diz que jovem de 19 anos morreu por pneumonia
O corpo da jovem Raniele da Costa Gomes, 19 anos, será sepultado na tarde deste sábado, 18, em Várzea Alegre. O velório ocorre desde a noite da sexta-feira, 17, na sua residência na rua Vicente Honório, 235, bairro Varjota.
Haverá missa às 15h, na Matriz de São Raimundo Nonato, e logo em seguida o sepultamento no Cemitério Jardim da Paz, situado às margens da BR 230, sentido Várzea Alegre a Lavras da Mangabeira.
Raniele Costa, morreu na manhã de sexta-feira, 17, em um hospital do Cariri, por volta das 07h, com suspeita de gripe H1N1. Ela havia sido transferida para o hospital São Francisco, em Crato, após um certo período não especificado de internação no hospital São Raimundo Nonato nesta cidade.
Após a morte o seu corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito – SVO, situado na cidade de Barbalha.
A Secretaria Municipal de Saúde se posicionou sobre o caso ainda na sexta-feira, e disse que a situação está sendo analisada. Em contato com a reportagem, o secretário Ivo Leal, disse que foram notificados dois casos, um foi descartado e esse suposto que levou o óbito da jovem.
Nossa reportagem nesta manhã de sábado, entrou em contato com o setor de vigilância em saúde, para saber quando o real motivo que causou a morte da jovem será divulgado. De acordo com a família ao órgão, o laudo oficial para saber se foi decorrência de H1N1, sairá daqui a 90 dias, porém, um laudo do Instituto Médico Legal – IML, já saiu e acusou pneumonia.
Em uma investigação, foi descoberto que há um relato de que ela já tinha dado entrada na unidade de saúde no distrito de Riacho Verde, onde residia com a família, com quadro clínico semelhante ao de pneumonia, com febre alta e hemorragia.
Há também um relato de que na família há um histórico de várias pessoas com problemas respiratórios como asma, bronquite e pneumonia. A secretaria disse que na próxima semana estará se pronunciando oficialmente com documentação em entrevista a Rádio Cultura.