Brasil

Lula diz que eleitorado do partido se sentiu traído

São Paulo/Brasília. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o eleitorado do PT se sentiu “traído” quando a presidente Dilma Rousseff anunciou que faria um ajuste fiscal, após ter sido prometida a manutenção dos gastos.

A declaração foi dada ao jornal espanhol “El Mundo”. Segundo Lula, este foi um dos erros cometidos por sua sucessora. O veículo, contudo, teve de corrigir a primeira versão do texto, em que foi publicada suposta declaração do petista dizendo que Dilma teria traído o eleitorado.

Polêmica

O erro do periódico estrangeiro gerou polêmica e a versão incorreta foi rebatida pela assessoria de Lula e admitida pelo jornal.

> Côrrea: Gleisi teve propina para campanha

O ex-presidente comparou ainda o ano de 2015 com 1999.

“O ano de 2015 foi muito parecido com 1999, quando Fernando Henrique Cardoso tinha popularidade de 8% e o país tinha quebrado três vezes. No entanto, nesta ocasião o presidente da Câmara era Michel Temer, que o ajudou a governar. Nós (do PT) tínhamos Eduardo Cunha (como presidente da Câmara em 2015), que se encarregou de barrar cada reforma que Dilma propunha. Foi ele quem levou adiante um processo ilegítimo de impeachment. Tínhamos um inimigo em casa”.

Ontem, Lula iniciou uma nova caravana pelo Brasil, de olho nas eleições de 2018, apesar das incertezas sobre seu futuro político, após a condenação a quase dez anos de prisão por corrupção. Lula inaugurou sua segunda caravana de 2017 na cidade de Ipatinga (MG), onde apareceu ao lado de Dilma.

Fonte: Diário do Nordeste