Maçonaria completa 41 anos. Na Câmara Venerável Batista Jr. fala da data comemorativa
O Venerável Mestre da Loja Maçônica Harmonia Varzealegrense, Batista Jr. esteve na Câmara Municipal de Vereadores, nesta quarta-feira, 24, junto com outros membros da Maçonaria para falar dos 41 de atividade da loja no município.
Ele falou de nomes famosos que foram maçons como Nelson Mandela e Tiradentes e de Várzea Alegre como Idelfonso Pintor, Gustavo Correia, Chico Primo, Dr. José Iran Costa, entre outros. Dr. José Iran Costa inclusive fez a doação do terreno para a construção da sede da Maçonaria.
Batista lembrou que a Maçonaria foi fundada em 1822, chegando ao Ceará em 1919 e em Várzea Alegre em 24 de janeiro de 1977, por intermédio do ex-prefeito João Alves de Lima (João Francisco), que inicialmente assistia as reuniões na loja de Cedro, para onde se dirigia de bicicleta, até a fundação da Loja Harmonia Varzealegrense. Sendo que, João Francisco foi o primeiro venerável da loja de Várzea Alegre.
Batista Jr. descreveu que a Maçonaria não é uma religião, sendo uma organização filosófica, progressista, filantrópica que almeja o bem e busca fazer o melhor pela humanidade.
Quanto ao questionamento da Maçonaria ser uma entidade secreta, o venerável explicou que não, afirmando que é discreta, o que difere de ser secreta. “O que acontece é que tem reuniões fechadas dos seus membros, assim como acontece com outras organizações”, disse.
Batista Jr., falou que nesta quinta-feira, 25, será realizada reunião aberta da Maçonaria para que as pessoas conheçam como funciona os seus trabalhos.
Batista Jr. ainda elencou várias atividades em diferentes áreas, inclusive na educação, quando em tempos de dificuldades da manutenção de escolas, a loja manteve a escola São João Batista, no bairro Juremal.