Várzea Alegre

Maio Amarelo: DEMUTRAN adere a causa e realiza ações no município

A campanha Maio Amarelo que visa conscientizar sobre os altos índices de acidentes e mortes no trânsito, chega a sua oitava edição, e nesse ano tem como tema: “Nós somos o trânsito”. O Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN de Várzea Alegre, assim como na edição anterior, adere a causa e vem desenvolvendo ações no município.

De acordo com o agente Antônio Morais, desde o dia 06 que o órgão vem desempenhando atividades dentro da mobilização de nível mundial. A primeira ação foi no Distrito de Riacho Verde, na sede da Associação, onde o Demutran esteve com sua equipe realizando uma palestra sobre os cuidados no trânsito.

O órgão estará nos próximos dias, 21, 22, 23, com blitz educativa e entregas de panfletos /adesivos, em locais ainda a serem definidos. No dia 24, haverá “Pits stop”, com entrega de adesivos nos veículos e participação em uma escola do município. Dia 26, caminhada de conscientização no trânsito com entrega de fitas amarelas e broches. Nos dias 28 e 29, blitz educativa e no dia 30, encerramento da campanha.

Esse é o segundo ano que o órgão de trânsito de Várzea Alegre abraça a campanha, no ano passado um veículo bastante destruído vítima de um grave acidente foi exposto no Parque Cívico São Raimundo Nonato, para conscientizar a todos os transeuntes.

Maio Amarelo:

é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema.

Por que o mês de maio e amarelo?

Por que foi em maio de 2011 a ONU decretou a Década de ação para a segurança no trânsito. O amarelo foi escolhido pois simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.