Várzea Alegre

Mais de 1.300 estudantes varzealegrenses participam da avaliação do Spaece 2023

Mais de 1.300 estudantes de Várzea Alegre participarão das aplicações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE 2023.

Segundo o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, as avaliações terão início nesta terça-feira, 28, com os estudantes do 9º ano, que realizarão a prova pela manhã.

No dia 29, será a vez dos alunos do 5º ano, seguindo o horário regular da escola. Por último, na quinta-feira, 30, os alunos do 2º ano farão a prova de Língua Portuguesa no formato do Spaece Alfa.

Os estudantes dos ensinos fundamental e médio terão suas habilidades avaliadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A Secretária de Educação orientou pais e alunos a ficarem atentos aos horários das avaliações, e em caso de imprevistos, entrarem em contato com a direção das escolas, a equipe da Secretaria de Educação ou a coordenação do transporte escolar.

Angela Bernardino incentivou alunos, pais, professores e diretores de escolas a participarem ativamente desse processo avaliativo, visando alcançar os melhores resultados para a educação em Várzea Alegre.

O prefeito da cidade, Zé Helder (MDB), destacou seu apoio a todos os envolvidos na aplicação da avaliação do Spaece, desejando sucesso e expressando a esperança de que os resultados mais uma vez evidenciem a qualidade da educação em Várzea Alegre, que se destaca no cenário educacional do Ceará.

A avaliação envolve todas as escolas da Rede Estadual de ensino e seus anexos, distribuídas nos 184 municípios cearenses. As informações coletadas por essa avaliação possibilitam a construção de um panorama sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, identificando seus pontos fracos e fortes, além de fornecer dados sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais.

Tratando-se de uma avaliação longitudinal, permite acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.

O objetivo desse sistema é fornecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, proporcionando aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica na Rede Pública de ensino.

Foto: Divulgação