Matadouro Público de Várzea Alegre volta ao centro dos debates na Câmara Municipal
O matadouro público de Várzea Alegre é um problema antigo do município. Na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 10, o vereador Michael Martins (PT), criticou o prefeito Zé Helder (MDB), que recentemente, na imprensa, divulgou as dificuldades para concluir a obra que se arrasta desde 2012, ano de encerramento de seu segundo mandato e atravessou todo o governo do ex-prefeito Vanderlei Freire sem solução.
Michael criticou e disse que o matadouro foi usado como moeda política na campanha de Zé Helder que responsabilizava a gestão do ex-prefeito Vanderlei Freire pela não conclusão da obra.
O vereador petista e vice-líder da oposição acrescentou ao seu pronunciamento que tem como provar o imbróglio que envolve essa obra desde 2011, no segundo governo do prefeito Zé Helder.
Michael citou documentos com análise técnica com relação às condições de terreno, desaprovação de laudos da prefeitura na atual gestão, que segundo o parlamentar comprovam a ineficiência da equipe técnica do governo em relação ao assunto. Ele afirmou que o matadouro não funcionará no próximo mês e nem nos próximos anos.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Alan Salviano (MDB), fez a defesa do governo, ao afirmar que existiram mudanças e novas exigências por órgãos como a Semace em relação às obras o que tem feito com que novos documentos e mudanças na obra sejam realizadas.
Quando o vereador Michael acusa o prefeito Zé Helder de desonesto com a população, que esconde os reais fatos que emperram a obra, Alan Salviano disse que o prefeito sempre tratou do assunto de forma clara para com a comunidade.
O vereador Cleiton do Bar, também defendeu o prefeito Zé Helder, dizendo dá crédito à sua palavra em relação a obra do matadouro público.
História
A cidade de Várzea Alegre está sem matadouro público desde maio de 2013, quando o antigo equipamento, construído na década de 1980, no bairro Sanharol, foi interditado pela SEMACE, por falta de condições de funcionamento.
Durante o segundo mandato de Zé Helder, foi iniciada a construção de um novo matadouro, às margens da CE 060, saída da cidade para Iguatu, distante 3 km da sede do município.
Zé Helder sempre alegou que deixou o governo, em 2012, com a obra com 75% concluídos e cerca de R$ 125.000,00 em conta de convênio para finalização da construção na gestão do seu sucessor, o ex-prefeito Vanderlei Freire, mas a obra não saiu, e novamente está nas mãos de Zé Helder que retornou ao cargo de prefeito da cidade em janeiro deste ano.
Ao assumir o governo, Zé Helder prometeu resolver o problema, mas, segundo ele, são muitos os problemas que encontrou na obra que não dá para definir mais um praza para entregar o equipamento à população.
Foto: Fábio Oliveira