Várzea Alegre

Memória: Dr. Iran Costa completaria hoje 80 anos de vida

Um dos nomes mais expressivos da história de Várzea Alegre, Dr. José Iran Costa, se destacou na política e na medicina. Se vivo fosse, completaria neste 7 de setembro de 2018, 80 anos de vida.

Dr. José Iran Costa nasceu em 07 de setembro de 1938, filho de André Alves Costa e Maria Bitu Costa. Ele se formou em medicina – médico cirurgião, pela Universidade Federal de Pernambuco em 08 de dezembro de 1965.

Era casado com a educadora Maria Laís Iolanda Costa com quem teve os filhos Dr. José Iran Costa Júnior – Médico e Secretário de Saúde de Pernambuco; Dr. Guilherme Jorge Costa – Médico e Andréia Silvia Costa.

Como profissional médico, atuou no Hospital São Raimundo Nonato, nesta cidade, durante 26 anos. Ainda na área da saúde, foi secretário de saúde do município e fundou o Hospital Santa Maria.

Também serviu ao município de Várzea Alegre como prefeito, no período de janeiro de 1983 a dezembro de 1988.

Dr. José Iran Costa faleceu em 13 de dezembro de 2009 aos 71 anos de idade, vítima de câncer.

Na data que marca a passagem dos 80 anos, a família divulga nos meios de comunicação da cidade, uma mensagem de saudades.

Mensagem

“O tempo de cada um não se mede pelo número de dias vividos. Se mede, sobretudo, pela intensidade com que esses dias são vividos. Se mede pelo sentido que cada um pode dar à sua vida, frente ao apelo da boa convivência e da procura ininterrupta pelo bem comum.

Entre nós, varzealegrenses, Dr. Iran viveu 71 anos. Completaria, hoje, 80 anos.

No entanto, na memória de cada varzealegrense que foi seu contemporâneo, Dr. Iran permanece lembrado, permanece vivo.

Não sabemos esquecer a constante e vigilante atuação de Dr. Iran a favor da saúde e de tudo que pudesse assegurar o bem-estar de todos.

Durante sua permanência entre nós, seja como cidadão, seja como médico, seja como envolvido em questões educacionais, soube fazer com que nossa Várzea-Alegre mantivesse o carisma de um município criativo, empreendedor e rico em manifestações culturais.  Soube trabalhar, de forma continuada e relevante, para que Várzea-Alegre pudesse superar os limites do subdesenvolvimento.

Dr. Iran está “vivo” na memória de Várzea-Alegre como alguém que soube colocar seus potenciais a serviço do bem-estar e da felicidade de seus conterrâneos. Fez tudo isso na convicção de que a “saúde não se define apenas como a ausência de doença.” A saúde é, pelo contrário, poder desfrutar do bem-estar físico, psíquico e social de “estar vivo” e de poder desfrutar da grande e complexa aventura da convivência humana.

Iolanda Costa, os filhos Iran Júnior, Guilherme, Andrea, noras e genro, irmãos, sobrinhos e amigos, que, estando presentes à vida de Dr. Iran, souberam contribuir para o êxito de sua GRANDIOSA MISSÃO”.