Várzea Alegre

Menésia Simião é eleita presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre

A vereadora Menésia Simião, PT, foi eleita presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Alegre, para o biênio 2025\2026, na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro.

A parlamentar obteve nove votos, a unanimidade da bancada de situação formada pela parlamentar, pelos vereadores Alan Salviano, MDB, Carlos Clementino, MDB, Frutuoso, MDB, Maiko do Chapéu, MDB, Otoniel Fiuza Jr., PSD, Ciete Bezerra, PT, Dedé da Topique, PSD e Valdilene Bitu, PSD.

A chapa denominada de “Respeito e Compromisso” e tem como vice-presidente: Luiz Carlos Clementino Alves, primeiro secretário: Alan Salviano Lima, e segundo secretário: José Martins Gomes – Dedé da Topique.

Menésia Simeão concorreu contra a chapa “União e Trabalho”, que foi liderada por Michael Martins, PSB, e teve como vice-presidente: Marcelo Fledson, PSB primeiro secretário: Luiz do Conselho, PSB, e segundo secretário: Joaquim Gabriel, PP. A chapa obteve quatro votos.

A eleição ocorreu após a posse dos eleitos nas eleições municipais ocorridas em outubro passado.

A agora presidente da Casa Legislativa, Menésia Simião, indicada pelo PT, se tornou a primeira mulher a conduzir a Câmara de Vereadores da cidade. O nome dela ganhou força para disputar a presidência nos últimos dias de articulação, tendo em vista que Ciete Bezerra, também do PT, era o alvo para disputa.

Menésia ganhou o apoio do então presidente Alan Salviano, que chegou a dizer em entrevista que o momento seria o certo indicar Simeão, devido à aproximação dele com a parlamentar. Alan frisou também que não tem nada contra Ciete.

O parlamentar não fala, mas nos bastidores comentava-se que a decisão é devido também a resquícios da eleição passada. Ciete concorreu como vice-presidente, em uma chapa encabeçada pela vereadora Valdilene Bitu, PSD, na eleição passada que deu vitória ao vereador Alan Salviano, MDB.

Em seu discurso de posse, Menésia Simião agradeceu a todos pela oportunidade e fez uma pequena retrospectiva de sua atuação no município. Do Distrito de Canindezinho, ela já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Secretária de Desenvolvimento Agrário, também despontando como a primeira mulher nas respectivas funções na cidade.

Foto divulgação