Moradores do Sítio Jatobá estão com receio de açude romper e pedem ajuda às autoridades
Atualizada às 15h30: O açude localizado no Sítio Jatobá, Distrito de Canindezinho, em Várzea Alegre, corre o risco de romper a qualquer momento e moradores pedem ajuda das autoridades para que isso não ocorra.
Conforme o morador Sival Pereira ao repórter Ivan Silva, o reservatório construído em 1993, está localizado no terreno de Alcides, na entrada da localidade e está com 48 de centímetros de parede descoberta.
“O rompimento pode ocorrer a qualquer momento, uma chuva de 60 milímetros o açude se rompe e afeta as comunidades do sítio Jatobá e Juazeirinho [sic]”, disse.
O morador destacou também que no açude não há um sangradouro, e que não é possível um trabalho manual para esse fim, apenas com uma máquina, como um trator ou retroescavadeira.
Para Sival essa é a primeira vez que o açude fica dessa forma. A comunidade não sabe informar a capacidade total do reservatório. O açude não é utilizado para consumo humano, apenas para animais.
Em contato com a reportagem, o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, informou que não é possível resolver o problema neste domingo, pois as máquinas estão todas ocupadas, mas nesta segunda-feira, 14, estará enviando uma equipe para o local. Elonmarcos disse ainda que além da retroescavadeira, é necessária a utilização de manilhas no açude.
foto divulgação