Morre o penitente Francisco Pedro, “Chico Boero”
A cultura de Várzea Alegre está de luto, morreu aos 89 anos, Francisco Pedro Cabral, “Seu Chico Boero”, que era considerado um dos penitentes mais velho do município.
Seu Chico faleceu na manhã desta quarta-feira, 15, em casa, na rua Chiquinho Batista, no bairro Riachinho. Ele sofreu uma parada cardíaca.
Além de penitente, Chico Boero era também conhecido por ser dançarino de forró, participava sempre dos forrós do Centro Social Urbano – CSU e nas quadrilhas da Assistência Social, tinha característica alegre, era querido pela família e amigos.
Devoto fiel de Padre Cícero, todo dia 20 celebrava o terço com os amigos penitentes rendendo homenagens ao Santo Padre, rito que se repetiu por mais de 20 anos, sempre ao som dos benditos, muitos deles, de sua própria composição, pois mesmo sendo analfabeto, era poeta inspirado, orgulhoso de sua arte, que envolvia poesia aos santos, música e alegria.
Seu Chico também era multi-instrumentista, tendo um acervo em casa dos instrumentos do seu domínio, como sanfona, violão, teclado, zabumba, triângulo e cavaquinho, e sempre que puxava, todo mundo parava para ouvir nas reuniões de família.
Era viúvo e deixa 13 filhos, netos e bisnetos. O corpo de Chico Boero é velado em sua antiga residência e será sepultado às 13h, desta quinta-feira, 16, no Cemitério da Saudade.
foto divulgação