Município de Maranguape conhece experiência de Várzea Alegre com a Coleta Seletiva
Nesta terça-feira, 20, a Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre recebeu a visita de representantes do município de Maranguape, interessados em conhecer de perto a experiência local com a Coleta Seletiva.
As informações da Assessoria de Comunicação.
A visita destaca o reconhecimento regional do avanço e da eficácia do projeto, que vem promovendo a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos.
Integraram a comitiva o representante da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de Maranguape, Antônio Marcos Falcão Júnior, e o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB) de Maracanaú, Francisco Fabiano Mendonça.
A visita também contou com a presença de parceiros do projeto em Várzea Alegre: Fábio Medeiros (BNB de Lavras da Mangabeira) e Antônio Carlos Alves da Silva (BNB de Iguatu).
Durante a recepção, o servidor Rafael Cardoso apresentou detalhadamente o processo de implementação da Coleta Seletiva no município, abordando os principais desafios enfrentados, as estratégias adotadas e os resultados alcançados.
Em seguida, o secretário de Meio Ambiente, José Marcílio (J. Marcílio), e a secretária executiva da pasta, Angela Bernardino, conduziram a comitiva em visitas técnicas à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre (ASCAMARVA), à empresa Vaplast – referência regional no reaproveitamento de resíduos plásticos – e à Central Municipal de Resíduos (CMR), que está em fase final de estruturação e será a futura sede da associação.
A visita técnica representa uma importante troca de experiências e fortalece o compromisso conjunto entre os municípios cearenses com a sustentabilidade, o protagonismo dos catadores e a melhoria contínua na gestão dos resíduos sólidos urbanos.
Foto: Tadeu Ferreira