Várzea Alegre

Mutirões contra as arboviroses realizados nos bairros Patos e Dona Rosinha

Em Várzea Alegre, o combate às arboviroses tem sido intensificado. A Secretaria de Saúde, com parcerias de outras secretarias do governo municipal, como as de Meio Ambiente, de Infraestrutura e de Educação, vem desenvolvendo mutirões nos bairros e nas comunidades rurais com os projetos Escola e Comunidade Livres das Arboviroses e Minha Casa Livre das Arboviroses.

Nesta quinta-feira, 16, teve início às 08h, os mutirões dos bairros Patos e Dona Rosinha reunindo alunos da Escola Dário Batista Moreno, equipe do PSF dos Patos e voluntários.

Os participantes se concentraram na praça do bairro Patos de onde saíram e visitaram residências conversando com os moradores, orientando sobre os cuidados para prevenção contra o aedes aegypti que pode causar doenças como dengue, zika e chikungunya.

Outro alvo da equipe, os terrenos baldios existentes nas duas comunidades, foram vistoriados para eliminar pontos de proliferação do mosquito como pneus velhos, garras pet e outros recipientes que possam acumular água.

O prefeito Zé Helder esteve no mutirão incentivando a luta contra as arboviroses. Ele destacou que a união das secretarias do governo é fundamental para fortalecer o combate ao aedes aegypti, citando que a participação da população faz a diferença para os resultados de eliminação de focos e controle das arboviroses.

Segundo o secretário de Saúde, Ivo Leal, até o dia 10 de maio, Várzea Alegre teve registrados 4 casos de dengue. “Neste ano de 2019, de janeiro a maio, foram notificadas 21 pessoas com sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya. Com a sorologia feita pela LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública, dessas 21 notificações, 4 foram confirmados para dengue, 8 descartadas e falta ainda receber o resultado de 9 exames”, disse ele.

Nesta sexta-feira, 17, a partir das 08h, o mutirão será realizado no bairro Varjota.

Foto: Augusto César