Na Câmara, cinco mulheres foram homenageadas com o Diploma Mulher Nota 10
A Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Alegre, sob a presidência do vereador Alan Salviano (MDB), realizou na noite desta quinta-feira, 08, Sessão Solene para prestar homenagem a cinco mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, 08 de março.
A vereadora do PC do B, Professora Dedê, em 2016, havia proposto que o Legislativo homenageasse a cada ano, cinco mulheres com o “Diploma Mulher Nota 10”.
Este ano, os parlamentares aceitaram a proposta por unanimidade e foi feita a primeira homenagem, atendendo o objetivo da vereadora.
As cinco homenageadas com o Diploma Mulher Nota 10 foram: Antônia Félix (Professora); Lúcia Costa Almeida (Professora e líder sindical); Maria das Dores da Sila (Professora e secretária da Câmara de Vereadores); e Menésia Simião Leonardo (Presidenta do PT e líder sindical).
Professora Dedê, falando da homenagem, destacou o papel da mulher, suas lutas para vencer os desafios que são impostos, como as situações de violência e desigualdade, buscando o encorajamento das mulheres a seguirem na luta, derrubando essas barreiras.
Maria Nilta Costa, festejada a cada momento pelos familiares e amigos que foram à Câmara lhe prestigiarem, discursou pelas homenageadas, evidenciando a firmeza do papel da mulher nas suas decisões, nas posturas exigidas para que se tenha notoriedade e sucesso. Ao final do discurso, fez agradecimentos ao povo e a Deus e especialmente por ser mulher.
Maria Nilta, inclusive teve a surpresa do discurso do filho, Pedro Costa, que na palavra facultada, foi à tribuna da Casa, pare reconhecer as lutas de sua mãe e celebrar a vida dela mais uma vez, por ter recentemente lutado bravamente contra uma enfermidade da qual saiu vencedora.
Todos os vereadores que usaram a tribuna, lembram as histórias de lutas das mulheres, suas trajetórias notáveis e sua importância para a construção de uma sociedade mais digna e justa.
Foto: Laece Oliveira