Patrimônio histórico: Capela de São Caetano, no Distrito de Naraniú, precisa de reformas
Atualizada às 11h20: A capela de São Caetano, na vila que leva o mesmo nome do santo, no Distrito de Naraniú, em Várzea Alegre, está com a sua estrutura danificada e precisando de reformas.
Considerada um patrimônio histórico do Ceará, tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a capela encontra-se fechada em virtude da parte do teto ter se desmoronado.
Conforme informações da vereadora Dra. Luciana Rolim, que levou o caso para a tribuna da Câmara de vereadores, nesta quarta-feira, 20, com o fechamento da capela, as missas de corpo presente e demais celebrações estão sendo celebradas no interior do cemitério da comunidade. Já os festejos do padroeiro São Caetano que acontecem em agosto, a comunidade vai ter que procurar uma alternativa.
A vereadora disse que foi enviado um requerimento para que seja informado ao IPHAN e a Secretaria de Cultura, já que as intervenções nas estruturas físicas da capela só podem ser realizadas com a autorização do IPHAN.
“Pedi urgência, pois estamos em um período de inverno com fortes chuvas, o que poderá causar maiores danos a Capela”, disse.
Em contato com a secretária municipal de Cultura, Toinha Pereira disse que o município já entrou em contato com o IPHAN, e que sobre as celebrações no cemitério, ela foi informada por uma moradora que não procede.
Localizada em Várzea Alegre, no distrito de Naraniú, às margens da CE 060 (Estrada do Algodão), distante da sede do município 15km, a capela dedicada a São Caetano foi construída na segunda metade do século XVIII, em 1762, em terras doadas pelo Coronel Cunha Gadelha em 30 de abril de 1735. A capela tem estilo barroco e foi tombada como Patrimônio Cultural do Estado do Ceará pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na data de 18 de abril de 2005.
foto divulgação | Internet