Pau da bandeira de São Raimundo é retirado da mata neste sábado
O pau da bandeira de São Raimundo Nonato, padroeiro de Várzea Alegre, será buscado na mata na tarde deste sábado, 6 de agosto, e deixado no sítio Boa Vista, zona rural da cidade, de onde será levado em procissão no dia 21 de agosto.
Conforme o agricultor José Carolino do Nascimento – Zé Luzia, 78 anos, o madeiro foi deixado na região que foi cortado no dia 17 de julho.
Em entrevista ao repórter Ivan Silva, na manhã deste sábado, o agricultor disse que houve uma correção na medição do pau da bandeira, que agora mede 14,5 metros.
Acompanhe o áudio:
A festa de São Raimundo começa no dia 21 de agosto e segue até o dia 31. A busca do madeiro faz parte de uma tradição conhecida por “Festa do pau da bandeira”, ato que não ocorria há dois anos por conta da pandemia de Covid-19.
Em relação ao Zé Luzia, ele corta o pau da bandeira há 33 anos. Para ele é uma satisfação participar dessa tradição que envolve toda a comunidade católica de Várzea Alegre.
Por conta de sua dedicação, em 2017, Zé recebeu a medalha Papai Raimundo em sua sétima edição. A medalha é nomeada como a mais importante comenda outorgada pelo município.
Foto divulgação Site