Várzea Alegre

Pe. Pedro André deixará a paróquia em Brejo Santo para se dedicar a vida monástica

O padre várzea-alegrense, Pedro André Bitu Bezerra, 31 anos, deixará a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo, para se dedicar a vida monástica, monge.

Pedro André irá para o Mosteiro mais antigo das Américas situado em Salvador na Bahia na próxima terça-feira, 23. A sua decisão foi anunciada recentemente, mas há muitos anos já havia sendo planejada. Acompanhe a entrevista concedida a esta reportagem nesta manhã de domingo, 21.

Em seu lugar na Paróquia, ainda não foi definido o pároco. Pe. Pedro André, é do bairro Sanharol, Várzea Alegre, tonou-se padre aos 26 anos, e passou dois anos como vigário auxiliar na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo e mais ou menos 2 anos e meio como pároco.

Monge: 

Monge é uma pessoa devotada à vida monástica e clausural, que faz parte de uma ordem religiosa. A tradição monástica está presente em várias religiões do planeta: Budismo, Jainismo, Taoismo, Lamaísmo e Cristianismo são algumas das que têm seguidores que adoptam a vida monástica.

Monge é “aquele que está separado de todos e unido a todos”, segundo a noção que nos é dada pelo mestre do ascetismo Evágrio o Pôntico.

“É assim chamado porque conversa com Deus noite e dia e não imagina senão as coisas de Deus, sem nada possuir na terra”.”É chamado Monge porque em primeiro lugar é sozinho, é solitário, abstendo-se do casamento e renunciando ao mundo, interior e exteriormente;em segundo lugar, porque se dirige a Deus na oração incessante, para que Deus purifique o seu intelecto, enquanto tal, se torne monge e solitário em presença de Deus verdadeiro, sem admitir pensamentos do mal” (São Macário o Egípicio).

Título de Monsenhor ao Padre Mota:

Em entrevista Pe. André Bitu ainda falou do título de Monsenhor dado pelo Papa Francisco ao padre Mota.