Várzea Alegre

Pequeno Expediente: Vereadores apresentam demandas da população

No pequeno expediente na Câmara Municipal nesta quarta-feira, 11, o vereador e líder da oposição Zé Batista (PR), pediu providências à Prefeitura para a limpeza do bairro Betânia, próximo à escola de Educação Profissional Dr. José Iran Costa. Ele também pediu providências para o sistema de saneamento básico do bairro Riachinho, cobrado há 13 anos pelos moradores, notadamente, os que habitam nas ruas Raimundo Bilé, Chiquinho Batista e Raimundo Cardoso.

O vereador Antônio Alcântara agradeceu o apoio e o envolvimento da população durante o dia de ação na comunidade de Canindezinho, realizado no dia 1º de outubro. Ele ainda informou sobre a programação da festa de São Francisco, da Vila Canindezinho, de 12 a 22 de outubro e comunicou que no dia 15 haverá desfile em prol da capela.

O vereador do PT, Michael Martins, disse que o retrocesso toma conta do país e denunciou que o Conselho Federal de Medicina, tomou como medida proibir os enfermeiros de solicitar exames como mamografias, entre outros. “Os enfermeiros vivem situação humilhante. Estão tal qual um técnico de enfermagem, não desmerecendo os técnicos. Você consegue imaginar um PSF sem um enfermeiro? ”, questionou. E reforçou: “Esse profissional tem o contato primeiro com os pacientes. Para ter uma ideia uma prevenção não pode ser feita por um enfermeiro e caso o faça, poderá responder processo na esfera penal”, reclamou.  O vereador pediu moção de repúdio ao Conselho Federal de Medicina, por essa medida. Ele considera que caso essa medida tenha prosseguimento, a saúde se tornará um caos.

Professora Dedê (PC do B), pediu providências para o abastecimento de água da sede do Riacho Verde e informou que o açude que atendia a comunidade secou e já tem dois senhores vendendo água. Ela lembrou que a água de Várzea Alegre está acabando e denunciou que o excesso no consumo de água nas casas, o consumo nas construções, entre outros continua acontecendo e alertou à Cagece sobre a situação. Dedê disse que a empresa não se manifesta e cobrou posicionamento da Prefeitura. Pediu atitude rápida com intervenção do Poder Legislativo.

Vereador e médico, Dr. Márcio Henrique foi à tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 11, quando falou de sua preocupação com a segurança do trânsito. Ele disse que esteve no Demutran onde se informou sobre o número de acidentes de trânsito na cidade neste ano e relatou a estatística. O vereador sugeriu a tomada de medidas para impactar na segurança do trânsito, tais como: Aquisição de um bafômetro – A multa é de quase R$ 5.000,00 – diminuirá substancialmente os acidentes; Recuperação da sinalização horizontal, especialmente as faixas de pedestres e também a instalação de radares nos semáforos da cidade.

Pedro Bitu, vereador do PSDB, falou da situação da água da Fortuna, no Ibicatu. Ele comentou que o problema foi resolvido em parte. O vereador citou brincadeira de uma moradora da comunidade que pediu a sinalização de trânsito de lá, pois, de seis a sete carroças pegam água do chafariz.  Ele também falou das necessidades do Posto de Saúde – placa de identificação, ventilador, balança pediátrica, lixeiro, tudo isso e outros objetos foram cobrados à Secretaria de Saúde, mas, até agora, segundo o vereador, não foi atendido. Ainda sobre a saúde, disse que falta medicamentos essenciais na Farmácia Pública para a população, como exemplo do medicamento insulina.

Marcelo Fledson, vereador do SD, pediu a recuperação das estradas do Naraniú. Ele se referiu à reunião itinerante da Câmara Municipal no distrito de Naraniú, na semana passada, quando foi prometido pelo chefe de gabinete Batista Jr, na ocasião representando o prefeito Zé Helder, o início da recuperação da caixa d’água do sítio Gato do Mato para a segunda-feira, mas, até o momento, segundo o vereador, não foi botada para a obra uma pá de areia. Outro assunto do vereador foi a falta de segurança pública na comunidade de Naraniú, com ladrões roubando bombas de água e fiação. “Lá nós estamos assombrados”, falou.

O vereador Ribamar da Topique (PR), comentou os problemas do bairro Riachinho pediu uma lixeira para a Rua Raimundo Bilé e denunciou que lá o caminhão do lixo não está passando para a coleta. Pediu apoio para a construção de uma passagem molhada no sítio Bebedouro. Cobrou do Governo Municipal resposta para atendimento da população no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.

O vereador Dedé da Topique (PT do B), falou da Festa de Nossa senhora Aparecida, sítio Varzante. Na sequência, parabenizou todas as crianças e as crianças do Riacho Verde e informou que sábado terá a festa das crianças e que marcará presença. O vereador demonstrou preocupação com o abastecimento de água do Riacho Verde e cobrou providência para a limpeza do poço que poderá ser utilizado pata atender a demanda de água dos moradores. Ele afirmou que o prefeito Zé Helder foi lá e já deu autorização para limpeza do poço. Segundo Dedé, não tem mais como tirar água do açude e acredita que até sexta-feira o problema do poço será resolvido. O vereador também disse que os bairros Grossos e Sanharol não contam com serviços dos Correios por falta de funcionários e pediu envio de ofício a direção da empresa para resolver o problema.

O presidente da Câmara Municipal, Alan Salviano (PMDB), esteve na tribuna agradecendo à população do distrito de Naraniú, que durante a Sessão Itinerante, na última quarta-feira, 04, fez cobranças aos parlamentares e ao Poder Executivo e elencou as demandas dos moradores que serão encaminhadas para as devidas respostas dos órgãos competentes.  Ele ressaltou que o objetivo da implantação de Sessão Itinerante é de ouvir as comunidades ao tempo que anunciou que a próxima sessão itinerante será no distrito de Ibicatu. O vereador ainda parabenizou Várzea Alegre pela passagem dos 147 anos de emancipação política.